top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

É possível um narcisista entrar em depressão?

Sim. É importante relembrar que o(a) narcisista tem o que nós podemos chamar de self vazio. Ele(a) nunca desenvolveu seu ‘’eu’’ verdadeiro, não tem o senso de sua existência, não tem identidade própria, nem uma personalidade desenvolvida, ele(a) é vazio(a). E toda vez que ele(a) se deparar com esse vazio vai se deprimir. Há muitos motivos para um(a) narcisista ter depressão, veremos mais a frente.

Mas, dificilmente você verá um(a) narcisista admitir que precisa de ajuda.


Um(a) narcisista para preencher seu vazio precisa de pessoas para alimentar o seu ego, como bajuladores, admiradores, seguidores nas redes sociais, até inimigos; qualquer tipo de gente que dê a ele(a) a sensação de existência e importância.


Então, QUANDO UM NARCISISTA ENTRA EM DEPRESSÃO?

Quando ele(a) perde suas ‘‘conexões’’ - suas vítimas manipuladas, sua audiência, sua vítima principal (aquela apaixonada que aguentou as humilhações e os altos e baixos durante anos) . Quando o(a) narcisista fica sozinho(a) por algum motivo, isso o obriga a olhar para si mesmo(a) e refletir, e daí ele(a) não encontra nada. Ele(a) é absolutamente vazio. É uma sensação total de descontrole.

Por isso, ele(a) está sempre fazendo ‘‘estoque de suprimentos’’, sempre manipula muitas vítimas ao mesmo tempo e as deixa em ‘‘modo de espera’’ para ir usando e sugando os recursos e a energia delas, uma a uma de acordo com suas necessidades.


O(a) narcisista funciona como um vírus que precisa de um hospedeiro(a) constantemente ou ele(a) não sobrevive! Ele(a) está sempre sugando a energia de alguém, sempre usando alguém. Muitas vezes quando descarta uma vítima costuma suga- lá(o) de volta em pouco tempo caso não encontre outra disponível, só para não ficar sozinho. Ele(a) não quer enfrentar o próprio vazio!


Outros motivos para a depressão Narcisista:

  • Ansiedade e ganância pela conquista de bens, status e poder.

  • A busca por um estado de superioridade constante.

  • Lidar com o processo de envelhecimento, manter a aparência impecável ao longo do tempo traz um desgaste muito grande para o(a) narcisista.

OBS: O(a) Narcisista quando procura profissionais de saúde mental costuma duvidar da capacidade dos mesmos para lidar com uma pessoa tão ''diferenciada'' como ele(a). E costumam demonstrar superioridade até no consultório. Perguntas como: Onde você se formou mesmo? são feitas logo no início do atendimento.


P.S se você se relacionou com um amigo(a) narcisista, um(a) parceiro(a) íntimo ou teve uma mãe narcisista...busque incansavelmente aplicar o CONTATO ZERO...se não conseguir...no mínimo faça o Método pedra cinza.

Faça isso por sua saúde mental ou você será o(a) depressivo(a) ao longo dos anos.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A Dissimulação do Narcisista: A Arte da Mentira

O narcisista faz da mentira seu hobby favorito, e ele não poupa esforços para enganar a vítima e todos à sua volta. Para ele, suas próprias vontades e desejos estão acima de tudo, e ele não hesita em

A Ausência de Compreensão do Narcisista:

A empatia é a habilidade de compreender e compartilhar os sentimentos dos outros. Pessoas comuns utilizam a empatia para expressar o amor e o respeito que têm uns pelos outros. A empatia fortalece os

Cortando Contato com o Narcisista:

Cada briga e discussão com o narcisista faz a vítima se sentir pequena, solitária e vazia. Ao contrário de pessoas equilibradas psicologicamente, o narcisista nunca pede desculpas por tratar alguém de

Comments


bottom of page