top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

07 razões pelas quais narcisistas amam templos religiosos

Atualizado: 19 de ago. de 2023

(Nota lateral: Nem todos os narcisistas são religiosos. Este texto aborda apenas aqueles que têm inclinações religiosas.)


Infelizmente, alguns narcisistas encontram um "ambiente seguro" dentro das igrejas, onde podem seguir seus próprios planos.

Muitas vezes chamados de "Narcisistas Espirituais", essas pessoas se manifestam de várias formas.

Podem ser líderes religiosos, como pastores, ou membros assíduos da igreja que frequentam os serviços religiosos.

Seja quem for essa pessoa, ela é habilidosa em utilizar o ambiente religioso para edificar a si mesma e destruir os outros.


A seguir, apresentamos 7 razões pelas quais os narcisistas são atraídos pelos templos religiosos:


  • Busca por atenção:

Os narcisistas veem a igreja como uma fonte valiosa de admiração. Sua necessidade insaciável de atenção, conhecida como "suprimento narcisista", é alimentada pelos elogios e reconhecimentos recebidos dos outros membros da igreja.

  • Dificuldade em serem expulsos:

A igreja raramente expulsa membros, o que proporciona ao narcisista um ambiente onde suas táticas manipuladoras são toleradas, mesmo que outras pessoas as percebam.

  • Uso da religião como arma:

Os narcisistas adoram citar versículos bíblicos para atender aos seus planos egoístas. Usam o perdão e a bondade como armas para controlar e manipular os outros.

  • Fonte de fofoca:

A igreja é um local onde as pessoas tendem a ser mais abertas e vulneráveis, permitindo ao narcisista explorar as fraquezas dos outros para obter vantagem e atenção.

  • Audiência cativa:

Os narcisistas aproveitam as oportunidades nas igrejas para se destacarem, como falar publicamente, orar em voz alta ou dar aulas, onde podem receber atenção para si mesmos.

  • Papel de vítima:

A igreja é um ambiente onde os narcisistas podem ganhar simpatia, assistência e apoio emocional ao se fazerem de vítimas, chamando a atenção para suas histórias trágicas.

  • Facilidade em mudar de igreja:

Caso sejam expostos ou suas táticas se tornem conhecidas em uma igreja, é fácil para o narcisista simplesmente mudar para outra congregação onde possam recomeçar sua busca por admiração.


Infelizmente, alguns ambientes religiosos podem se tornar refúgios para o comportamento tóxico do narcisista, o que pode ser prejudicial para a comunidade.

106 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A Dissimulação do Narcisista: A Arte da Mentira

O narcisista faz da mentira seu hobby favorito, e ele não poupa esforços para enganar a vítima e todos à sua volta. Para ele, suas próprias vontades e desejos estão acima de tudo, e ele não hesita em

A Ausência de Compreensão do Narcisista:

A empatia é a habilidade de compreender e compartilhar os sentimentos dos outros. Pessoas comuns utilizam a empatia para expressar o amor e o respeito que têm uns pelos outros. A empatia fortalece os

Cortando Contato com o Narcisista:

Cada briga e discussão com o narcisista faz a vítima se sentir pequena, solitária e vazia. Ao contrário de pessoas equilibradas psicologicamente, o narcisista nunca pede desculpas por tratar alguém de

Comments


bottom of page