top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

A Difamação Feita pelo Narcisista

A fase da difamação é inevitável.


O(a) narcisista vai acabar com a imagem da vítima e ele(a) faz isso primeiro porque ele quer que ela(e) reaja, ele(a) quer acabar com o resto do emocional dela(e). Então, ele começa a soltar informações "sem pé nem cabeça", falando coisas que são absurdas e que não existem, misturando a tudo isso informações que o(a) narcisista tem e que comprometem a vítima.

O(a) narcisista começa a espalhar notícias falsas que comprometem a vítima no trabalho, que comprometem essa vítima na família, que comprometem ela(e) com os amigos…para que ela(e) perca o pouco da estrutura psicológica que sobrou. Porém, para tudo isso que eu relatei, o(a) narcisista usa os macacos voadores (tem post falando sobre macacos voadores aqui no blog) pois ele(a) "não pode se sujar" (calúnia, injúria e difamação são crimes previstos em lei) e ele(a) usa outras pessoas para espalhar essas notícias, esses boatos, essas difamações.


O primeiro impulso da vítima que está totalmente perdida porque foi descartada ou mesmo que ela(e) tenha saído do relacionamento, ela(e) está viciada na figura do abusador, ela(e) ainda está "acompanhando" essa novela, acessando todos os dias o que ele está fazendo (e ele está todo o dia atualizando "um capítulo da novela") e a vítima, então REAGE. O primeiro impulso da vítima é REAGIR e é isso que o(a) narcisista quer.


Ele(a) que ver a morte da vítima no último suspiro. O pior que você pode fazer para um(a) narcisista É NÃO FAZER NADA. É NÃO REAGIR. É FAZER O CONTATO ZERO. O contato zero significa você não olhar o que o(a) narcisista está fazendo pois você olhar e não reagir, é praticamente impossível. A partir do momento que você se blinda e não deixa que chegue informações de difamação até você, você começa a partir para um processo de cura. A "NÃO REAÇÃO" É A MELHOR MANEIRA DE VOCÊ LIDAR COM ESSA SITUAÇÃO. Não dê suprimento, não seja plateia.


O(a) narcisista difama para acabar com a vítima, para ver o último suspiro dela mas também para que isso faça com que ele(a) sobreviva porque quando a vítima sai do relacionamento, inevitavelmente a máscara do(a) narcisista começa a cair.


A vítima teve acesso a quem ele é!


A vítima viu uma parte do(a) narcisista que ninguém está vendo e isso pode vir à tona então ele(a) vai e acaba com a vítima antes, para que ele(a) fique na posição de vítima porque ele(a) está correndo o risco de ser desmascarado então ele precisa acabar com a vítima. Essa dinâmica faz com que o "valor" desse(a) narcisista para a outra vítima, cresça. Lidar com um(a) narcisista é sempre um esquema de um jogo e você nunca sabe que peça você é desse jogo.


Você pode estar atuando em várias frentes, você acha que você é a vítima mas você pode estar servindo no descarte de outra pessoa. Você nunca sabe, é um jogo completamente maluco. De qualquer forma, quando você chega na etapa da difamação, procure passar por isso da maneira correta, buscando suporte legal (se for preciso) e adotando o contato zero.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A Dissimulação do Narcisista: A Arte da Mentira

O narcisista faz da mentira seu hobby favorito, e ele não poupa esforços para enganar a vítima e todos à sua volta. Para ele, suas próprias vontades e desejos estão acima de tudo, e ele não hesita em

A Ausência de Compreensão do Narcisista:

A empatia é a habilidade de compreender e compartilhar os sentimentos dos outros. Pessoas comuns utilizam a empatia para expressar o amor e o respeito que têm uns pelos outros. A empatia fortalece os

Cortando Contato com o Narcisista:

Cada briga e discussão com o narcisista faz a vítima se sentir pequena, solitária e vazia. Ao contrário de pessoas equilibradas psicologicamente, o narcisista nunca pede desculpas por tratar alguém de

Σχόλια


bottom of page