top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

A Ex Louca do Narcisista - A Etapa da Difamação

Se você terminou uma relação com um narcisista, automaticamente você foi promovida ao posto de "ex louca(o)/maluca(o)".


E isso acontece porque a vítima entrou na etapa da DIFAMAÇÃO. Essa etapa é PLANEJADA, ela não acontece de uma hora para outra. Tudo o que a vítima foi confidenciando, tudo o que a vítima foi contando para o(a) narcisista, ao longo do relacionamento, ele foi "guardando na manga" para poder usar na hora certa.

E todas as coisas que aconteceram - coisas que ele(a) mesmo fez com a vítima, ele(a) inverte a história e conta como se ELE(a) TIVESSE SOFRIDO TUDO AQUILO. E quem ouve todas essas histórias, acredita que a vítima, a "ex louca(o)", não "bate bem da cabeça".

Então, a nova vítima, quando começa a ouvir tudo isso, ela(e) tem certeza absoluta que o(a) narcisista é "um(a) pobre coitado(a)" e, assim, o "poder" desse(a) narcisista aumenta. Diante da nova vítima, ele(a) é maravilhoso, só teve a infelicidade de "cair" nas "garras" de uma "vítima muito perversa".


Para as outras pessoas, a imagem da vítima é destruída. O(a) narcisista nunca está para brincadeira, ele(a) quer que a pessoa perca o emprego, a credibilidade, os amigos, a família, ou seja, ele(a) quer que ela(e) perca TUDO! Esse é o objetivo do(a) narcisista.

Então, para você sair de uma relação com um(a) narcisista, você precisa ter um plano. Esse não é um relacionamento que você vai terminar "normalmente". Esse é um relacionamento onde a pessoa (narcisista) cismou que a outra pessoa (vítima) É DELE! É importante a vítima ter tudo documentado e registrado pois essa é a maneira de, se preciso for, agir de forma legal contra o(a) narcisista pois a etapa da difamação vem para acabar com a vida da pessoa.


É preciso analisar o momento de agir, se for preciso, entre com uma medida protetiva ou uma ação judicial para se proteger desse abusador. Ficar tentando argumentar com as pessoas (ou com a nova vítima) é uma perda de tempo pois todos estão altamente manipulados pelo narcisista. Entenda que: PESSOAS QUE AMAM VOCÊ E QUE CONHECEM VOCÊ, vão continuar ao seu lado. Já as pessoas que estão "seguindo" esse(a) narcisista, DEIXE QUE FIQUEM COM ELE(a).


Se envolver com um(a) narcisista não é uma coisa simples. Se fosse uma coisa corriqueira ou mesmo tranquila de sair, não existiriam tantos grupos de ajuda, não existiria tanta gente sofrendo. A terapia é fundamental para adquirir segurança, elevar a auto estima e tomar decisões mais assertivas para não incidir no ciclo de abuso e nem se deixar enganar por terceiros.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como evitar a entrada de um narcisista na sua vida?

Tudo começa com a sedução e o encantamento, geralmente, a porta de entrada para um narcisista será a identificação de suas necessidades emocionais. Essas necessidades podem abranger várias áreas, tais

Comments


bottom of page