top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

Reconstruindo a Percepção do Abandono Após o Descarte do Narcisista

Atualizado: 21 de out. de 2023

Após o descarte do narcisista, vocês mudaram a percepção do abandono? Como se outras decepções e rupturas não mais abalasse?

Uma pesquisa indica que pelo menos 60% das pessoas sofreram ou sofrerão descarte narcísisco em algum momento de suas vidas e de suas experiências amorosas.

Quanto a postura de não se abalar, isso pode ter vários motivos segue alguns dos motivos positivos e negativos.


Motivos positivos:


O principal talvez seja o fortalecimento

Friedrich Wilhelm Nietzsche um célebre filósofo do século XIX e um dos maiores pensadores de todos os tempos disse na sua obra intitulada: crepúsculo dos ídolos que:


"…O que não nos mata nos fortalece…"


Psicologicamente uma pessoa que tenha vivenciado frustrações muito fortes e intensas pode aprender a não esperar, aprender a não criar expectativas e ter essa sensação de inabalável porque na realidade aprendeu a não esperar tanto, a frustração está relacionada a expectativas, são correlatos.

Quando esperamos muito nossas chances de nós frustramos são muito maiores assim como nossas maiores frustrações são provenientes de grandes experiências.


Motivos negativos:


Muitas vítimas do(a) Narcisista Patológico desenvolvem além do TEPT (Transtorno do estresse pós Traumático) muito ligado a desvalorização e da (SE) Síndrome de Estocolmo muito ligada ao gaslighting e demais táticas de manipulação que causam insegurança e dependência na vítima, também muitas vezes depressão desde leve até os quadros de depressão profunda.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como evitar a entrada de um narcisista na sua vida?

Tudo começa com a sedução e o encantamento, geralmente, a porta de entrada para um narcisista será a identificação de suas necessidades emocionais. Essas necessidades podem abranger várias áreas, tais

Comentarios


bottom of page