top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

As Datas Comemorativas e o Narcisista

Narcisistas absolutamente não suportam a ideia de ver as pessoas felizes.


Como eles não conseguem sentir a felicidade, eles não suportam ver as outras pessoas felizes, principalmente se a felicidade dessas pessoas não estiver relacionada à ele. Tudo isso porque na mente do narcisista, eles são o centro do universo.


Quando o narcisista elege uma vítima, toda a emoção dessa pessoa tem que ter relação direta com ele. É assim o pensamento dele.


O narcisista vai fazer questão de estragar eventos comemorativos: seja aniversário, natal, casamento...enfim, ele faz questão de estragar com alguma briga, com alguma discussão, um atraso, etc.


O narcisista reforça na vítima um sentimento de culpa muito grande, como se tudo desse errado por culpa dela.


E é muito comum, depois dele ter estragado tudo, ele oferecer para a vítima uma "recompensa", uma “migalha”, para deixar ela um pouco feliz e confundi-la ainda mais para que ela passe a pensar que "não foi tão ruim assim", "eu deveria ter feito melhor" e a vítima começa a pisar em ovos.


Então, todos os eventos que vão acontecendo ao longo da vida em torno desse relacionamento, faz com que a vítima fique extremamente ansiosa, agitada, sempre pensando "será que dessa vez vai dar certo?", "será que vai sair tudo bem?".


Assim, o que era para ser uma coisa bacana, onde a pessoas deveria pensar no evento, curtir o evento, na verdade, ela fica pensando no narcisista e esse é justamente o objetivo dele, porque ele quer sempre ser o centro de tudo, ele quer ser sempre o provedor de todo e qualquer sentimento que a vítima tenha.


Para as pessoas que já estão afastadas do narcisista, datas comemorativas são excelentes oportunidades para esse abusador voltar, tentar aparecer como se nada tivesse acontecido, trazer a vítima de volta para o ciclo de abuso com o "hoovering".


Por isso é muito importante ficar atenta, o abusador narcisista faz o melhor que pode para destruir o clima de comemoração de todos: traz más notícias, provoca uma briga, faz comentários depreciativos e maldosos, projeta um futuro terrível e semeia incerteza nos relacionamentos.


Não tente envolver o narcisista em festividades, eventos familiares, aniversários, ocasiões especiais ou reuniões. Tais tentativas só vão enfurecê-lo ainda mais. Ao invés de ficar insistindo, deixe-o atolado e imerso no seu mal humor, fervendo na sua autopiedade e inveja.


Não deixe de juntar-se aos seus amigos e familiares e celebrar o que está dentro do seu coração. Por fim, datas comemorativas são muito traumáticas para quem convive com um narcisista, eles usam ocasiões especiais para criar traumas em suas vítimas.


Datas comemorativas são especialmente angustiantes para quem lida com um narcisista.


Narcisistas são egocêntricos e tudo tem que partir através deles, a vítima não pode estar sentindo a felicidade sem que essa parta dele.

Todos os momentos ruins ou bons, a partir do momento em que a vítima entrou para a vida desse narcisista, É ELE QUEM PROPORCIONA. Nunca esqueça que narcisistas gostam de deixar as suas marcas e isso eles fazem também através das datas comemorativas.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A Dissimulação do Narcisista: A Arte da Mentira

O narcisista faz da mentira seu hobby favorito, e ele não poupa esforços para enganar a vítima e todos à sua volta. Para ele, suas próprias vontades e desejos estão acima de tudo, e ele não hesita em

A Ausência de Compreensão do Narcisista:

A empatia é a habilidade de compreender e compartilhar os sentimentos dos outros. Pessoas comuns utilizam a empatia para expressar o amor e o respeito que têm uns pelos outros. A empatia fortalece os

Cortando Contato com o Narcisista:

Cada briga e discussão com o narcisista faz a vítima se sentir pequena, solitária e vazia. Ao contrário de pessoas equilibradas psicologicamente, o narcisista nunca pede desculpas por tratar alguém de

Comments


bottom of page