Uma certeza que você sempre pode ter ao conversar com um(a) narcisista é que ele(a) SEMPRE VAI ESTAR MENTINDO.
O(a) narcisista MENTE SOBRE TUDO, O TEMPO TODO!
O(a) narcisista mente porque ele(a) quer manter o controle e o poder.
Ele(a) quer que a vítima acredite nesse personagem que ele(a) CRIOU para manter a situação de abuso.
Ele(a) quer que a vítima acredite que, sem ele(a), ela(e) não é ninguém.
Ele(a) quer que ela(e) se torne cada vez mais dependente. Então, o que ele(a) faz é isolar essa vítima e, para isolar, ele(a) mente.
Ele(a) mente dizendo, por exemplo, que as pessoas que fazem parte do convívio dessa vítima são pessoas ruins, que querem destruir essa relação "tão perfeita dos dois" e cada vez mais ele(a) isola essa vítima.
O(a) narcisista mente para que a vítima não perceba que está sendo abusada, ele(a) mente para que a vítima não peça ajuda.
Os narcisistas mentem para que a vítima se sinta culpada, humilhada, para que ela(e) enlouqueça, para que se submeta cada vez mais aos seus caprichos.
Os motivos que levam o(a) narcisista a mentir, fazem parte da lógica que faz ele existir porque ele(a) só existe dentro desse cenário de mentiras.
Quando entendemos isso e quando "cai a ficha" de que nos relacionamos com um(a) narcisista, surge um sentimento terrível e uma duvida do tipo:
"nada do que eu vivi foi real?",
"nada valeu?",
"nada do que foi dito era verdade?".
A partir desse momento entramos num movimento de tentar entender esse universo (devorando vídeos, livros, textos, conversas), para tentar entender como a mente deles funciona, na tentativa de buscar um alívio, um autoengano do tipo "no meu caso, eu não me relacionei com um(a) narcisista". Isso tudo é muito difícil.
Admitir isso é admitir que vivemos UMA FARSA. Mas admitir um problema é o primeiro passo para sair dele(a), admitir uma situação é o primeiro passo em busca da cura.
Se relacionar com um(a) narcisista é uma experiência TERRÍVEL, EU SEI!
E, se refazer depois dessa experiência, é um caminho complexo, que exige muito autoconhecimento, amor e calma.
Mas é um caminho possível.
É preciso resgatar toda a verdade que existe dentro de cada um de nós, MESMO DIANTE DE TANTA MENTIRA.
Porque o que foi vivido, da parte do(a) narcisista, NÃO FOI REAL.
Mas isso não invalida o fato de que a vítima é uma pessoa que merece amor e só canalizou isso para uma pessoa QUE NÃO MERECIA.
Comentarios