top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

As Mentiras do Narcisista

Uma certeza que você sempre pode ter ao conversar com um(a) narcisista é que ele(a) SEMPRE VAI ESTAR MENTINDO.


O(a) narcisista MENTE SOBRE TUDO, O TEMPO TODO!


O(a) narcisista mente porque ele(a) quer manter o controle e o poder.

  • Ele(a) quer que a vítima acredite nesse personagem que ele(a) CRIOU para manter a situação de abuso.

  • Ele(a) quer que a vítima acredite que, sem ele(a), ela(e) não é ninguém.

  • Ele(a) quer que ela(e) se torne cada vez mais dependente. Então, o que ele(a) faz é isolar essa vítima e, para isolar, ele(a) mente.

  • Ele(a) mente dizendo, por exemplo, que as pessoas que fazem parte do convívio dessa vítima são pessoas ruins, que querem destruir essa relação "tão perfeita dos dois" e cada vez mais ele(a) isola essa vítima.


O(a) narcisista mente para que a vítima não perceba que está sendo abusada, ele(a) mente para que a vítima não peça ajuda.


Os narcisistas mentem para que a vítima se sinta culpada, humilhada, para que ela(e) enlouqueça, para que se submeta cada vez mais aos seus caprichos.

Os motivos que levam o(a) narcisista a mentir, fazem parte da lógica que faz ele existir porque ele(a) só existe dentro desse cenário de mentiras.


Quando entendemos isso e quando "cai a ficha" de que nos relacionamos com um(a) narcisista, surge um sentimento terrível e uma duvida do tipo:


"nada do que eu vivi foi real?",

"nada valeu?",

"nada do que foi dito era verdade?".


A partir desse momento entramos num movimento de tentar entender esse universo (devorando vídeos, livros, textos, conversas), para tentar entender como a mente deles funciona, na tentativa de buscar um alívio, um autoengano do tipo "no meu caso, eu não me relacionei com um(a) narcisista". Isso tudo é muito difícil.

Admitir isso é admitir que vivemos UMA FARSA. Mas admitir um problema é o primeiro passo para sair dele(a), admitir uma situação é o primeiro passo em busca da cura.


Se relacionar com um(a) narcisista é uma experiência TERRÍVEL, EU SEI!

E, se refazer depois dessa experiência, é um caminho complexo, que exige muito autoconhecimento, amor e calma.


Mas é um caminho possível.


É preciso resgatar toda a verdade que existe dentro de cada um de nós, MESMO DIANTE DE TANTA MENTIRA.

Porque o que foi vivido, da parte do(a) narcisista, NÃO FOI REAL.

Mas isso não invalida o fato de que a vítima é uma pessoa que merece amor e só canalizou isso para uma pessoa QUE NÃO MERECIA.


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A Dissimulação do Narcisista: A Arte da Mentira

O narcisista faz da mentira seu hobby favorito, e ele não poupa esforços para enganar a vítima e todos à sua volta. Para ele, suas próprias vontades e desejos estão acima de tudo, e ele não hesita em

A Ausência de Compreensão do Narcisista:

A empatia é a habilidade de compreender e compartilhar os sentimentos dos outros. Pessoas comuns utilizam a empatia para expressar o amor e o respeito que têm uns pelos outros. A empatia fortalece os

Cortando Contato com o Narcisista:

Cada briga e discussão com o narcisista faz a vítima se sentir pequena, solitária e vazia. Ao contrário de pessoas equilibradas psicologicamente, o narcisista nunca pede desculpas por tratar alguém de

Comments


bottom of page