top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

Chefes tóxicos desmascarados: 20 sinais de alerta a serem observados

Ter um chefe tóxico pode realmente prejudicar você mentalmente, e chefes tóxicos são realmente horríveis. Este artigo irá ajudá-lo a compreender as características de um chefe tóxico para que você saiba quais comportamentos não são normais e éticos. Continue lendo para saber mais sobre os sinais de um chefe tóxico ou de um chefe tóxico.

Ouvimos falar de chefes tóxicos o tempo todo, mas como saber quando um chefe é “tóxico”? “Tóxico” é, obviamente, um descritor vago. Os chefes são tóxicos quando têm ataques e gritam, ou apenas quando infringem a lei?

Ou são tóxicos quando são imorais ou antiéticos? Eles são tóxicos se forem bons em um dia e desagradáveis ​​no outro, ou apenas quando deixam você desconfortável, nervoso ou doente? Estas são perguntas válidas porque estes indivíduos são fáceis de identificar quando os seus comportamentos são ultrajantes; mas talvez menos quando seus comportamentos são mais sutis.

Existem comportamentos e atitudes que outras pessoas podem apresentar e que, com o tempo, podem ter um efeito emocional, psicológico e até físico sobre nós. Estes efeitos podem incluir doenças, redução da produtividade ou absentismo, todos os quais podem ter consequências financeiras.

Resumindo: se você tem um chefe tóxico, você será a vítima – você pagará o preço – mesmo que seja “apenas” no nível emocional. Na verdade, quando as pessoas atropelam as nossas emoções, isso pode prejudicar a nossa saúde, o nosso bem-estar mental e as nossas carteiras. Ansiedade, depressão ou ataques de pânico provocados por um chefe tóxico podem custar milhares de dólares em salários perdidos ou despesas médicas por ano – o que não é pouca coisa.

Portanto, seja você um estagiário ou um funcionário antigo, cabe a você avaliar as pessoas ao seu redor – mas especialmente aqueles para quem você trabalha.

No momento em que termos minuciosos como “idiota”, “insensível”, “insensível”, “arrogante”, “desagradável”, “condescendente”, “desagradável” ou “valentão” entram em seu vocabulário quando se refere a um chefe, algo está errado . Mas mesmo estes termos são demasiado gerais.

A lista* abaixo pode ajudá-lo a reconhecer comportamentos frequentemente esquecidos, consistentes com aqueles indivíduos que têm falhas de caráter e são potencialmente tóxicos. Quanto mais desses comportamentos eles demonstrarem, maiores serão as chances de que afetem você com o tempo. 20 pistas para chefes tóxicos

1. Requer admiração excessiva de você ou de outras pessoas e muitas vezes se vangloria de conquistas.

2. É arrogante e arrogante no comportamento ou atitude em relação a você ou aos outros. 3. Exige obediência inquestionável de você ou de seus subordinados.

4. Tem um senso de direito – espera tratamento especial em todos os momentos e em todas as coisas.

5. Sente-se no direito ou com poder para violar regras ou procedimentos, contornar a segurança ou infringir leis.

6. É hipersensível à forma como é visto ou percebido pelos outros e parece sempre inventar uma performance para garantir estar no centro das atenções.

7. Ignorou as suas necessidades ou as de outras pessoas, incluindo necessidades biológicas, físicas, emocionais ou financeiras.

8. Comporta-se como se você ou outras pessoas fossem objetos a serem usados, manipulados ou explorados para ganho pessoal.

9. Parece não ouvir bem as suas necessidades ou as dos outros; a comunicação geralmente é unilateral na forma de ditames.

10. Quando critica os outros, tende a atacar não apenas com raiva, mas também com raiva.

11. Às vezes age de forma imperiosa, não desejando saber o que você ou os outros pensam ou desejam. 12. É superficialmente charmoso e causa uma boa primeira impressão, mas logo você percebe falhas de personalidade e caráter.

13. Trata você ou outras pessoas com desprezo ou desvaloriza publicamente você ou outras pessoas como sendo inferiores ou deficientes.

14. Parece ser altamente dependente de homenagens e adoração de você e de outras pessoas e muitas vezes busca elogios.

15. Está constantemente avaliando aqueles que são uma ameaça ou que farão com que ele ou ela fique mal.

16. A palavra “eu” domina as conversas. Essa pessoa ignora a frequência das autorreferências que usa.

17. Tem pouco ou nenhum interesse em você ou nos outros ou na sua história de vida, histórico ou realizações.

18. Não parece se sentir culpado por erros ou transgressões e não pede desculpas por ações.

19. Está preocupado com o sucesso ou o poder a ponto de alienar os outros.

20. Procura ser o centro das atenções nas reuniões e não hesita em dizer que é a pessoa mais inteligente da sala. Como observei em Personalidades Perigosas , há muitos comportamentos que podemos observar para nos ajudar a navegar em torno de indivíduos potencialmente perigosos. Esta é apenas uma lista parcial* para identificar comportamentos mais sutis que, com o tempo, irão deprimi-lo e potencialmente afetar seu bem-estar.

Se você trabalha com alguém assim (15 ou mais itens assinalados), seja por necessidade ou por escolha, poderá pagar um preço alto, pois nunca será verdadeiramente valorizado ou apreciado – ou pior, poderá ser colocado em estado emocional, risco físico, psicológico ou mesmo financeiro. O primeiro passo para proteger a nós mesmos e aos nossos entes queridos é o conhecimento. Ao validar o que observamos e sentimos, podemos então utilizar estratégias eficazes para lidar com estes indivíduos, a fim de nos protegermos do perigo. Afinal, “não temos obrigação social de ser vítimas” deles ou de qualquer outra pessoa – nunca!

*A lista acima e a citação final foram adaptadas de Dangerous Personalities (Rodale).

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O que o narcisista sente quando é abandonado?

Quando um narcisista enfrenta o abandono, uma complexa tempestade emocional pode ser desencadeada, uma vez que seu senso de autoestima e identidade está frequentemente atrelado à maneira como são perc

Dicionário Narcisista

Abuso Emocional: É muitas vezes referido como Abuso Psicológico. Este tipo de abuso é destinado a arruinar a identidade e auto-estima de uma pessoa com o objetivo de obter controlo sobre ela para ganh

As Traições de um Narcisista

A primeira coisa que um narcisista vai criar com a vítima é uma rotina - ele vai "entrar" na rotina da vítima. Ele vai entender como funciona a dinâmica de vida dessa pessoa e ele vai se inserir nela

Comments


bottom of page