top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

Como é a fase de desvalorização de um narcisista oculto?

A desvalorização começa quando a vítima causa uma ferida no ego do(a) narcisista, muitas vezes de forma não intencional. Isso pode ocorrer simplesmente ao discordar dele em algum aspecto, já que ele(a) é extraordinariamente sensível a críticas. Importante ressaltar que a vítima geralmente não está ciente de que está lidando com alguém que sofre de um transtorno psicológico grave, tornando difícil prever que suas ações podem ter resultados muito diferentes dos que ocorreriam em um relacionamento com alguém sem esse transtorno.

Todos temos o direito de nos expressar, discordar e dizer "não"; afinal, não somos autômatos programados para atender a todos os desejos do(a) narcisista. No entanto, é precisamente isso que o(a) narcisista espera. Por essa razão, muitas vezes, o melhor caminho é se distanciar de uma pessoa com esse perfil.


Se alguém espera que você concorde incondicionalmente com tudo o que diz, então essa pessoa não está buscando um relacionamento genuíno, mas, sim, um indivíduo submisso ou um "cão de guarda". Essa é a diferença fundamental entre alguém com um funcionamento emocional saudável e alguém que sofre de um transtorno de personalidade.

Nesse estágio, o(a) narcisista pode parar de tratar a vítima da mesma forma que fazia na fase do "love bombing", pois se sente traído pela lesão narcísica. É crucial entender que esse comportamento é anormal e patológico.

193 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page