top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

Como agir diante dos hoverings de um narcisista?

O objetivo do hoovering é recuperar uma sensação de controle sobre você. Primeiro tenha consciência que um narcisista sabe TUDO que fez com você, o quanto te machucou. E nunca permitiria que alguém fizesse o mesmo com ele. Não se esqueça de como se sentiu!


Ele(a) tem um Transtorno que o faz enxergar pessoas como objetos ou utilidades. Narcisistas sempre vão seduzir, desvalorizar e descartar. Esse é o ciclo abusivo. E se ficarem sozinhos por algum motivo tentam te sugar de volta pra usar mais um pouco (hoovering). Sempre estão em busca de suprimento - algo que você oferecia. Se você voltar e fornecer o que ele(a) quer, vai experimentar o ciclo de abusos novamente com desvalorização e descarte, piores ainda. Um narcisista volta porque te acha uma pessoa ''boba''. Não se importa com ninguém (falta de empatia). Quer algo de você e vai te usar novamente se você permitir.

Como reagir…


Esvazie se de reações

- nada de raiva pelo que ele fez (isso serve de suprimento, ele vai saber que ainda mexe com você), não mostre alegria por têm ló reencontrado. Seja simpática como você é com um desconhecido na rua.


Corte a conversa no início

você está com pressa ou ''muito ocupada para atende-lo''. SEMPREEE…


Aprenda de uma vez por todas a ''dizer não''.

Se ele insistir sobre vocês dois diga apenas: Acabou. Sem dar explicações.


Ele pode te difamar! Não se explique pra ninguém, ele já ''fez a sua caveira'' para as pessoas em comum. Com o tempo as pessoas vão perceber quem ele é!


Se possível, fuja, suma (CONTATO ZERO), mude de emprego, de endereço, de número de telefone, saia das redes sociais. (Você vai sentir solidão nessa fase… tristeza, raiva).


Se te perseguir, ameaçar a sua reputação ou integridade física, procure um advogado, junte provas, nunca se encontre com ele(a) sem testemunhas, vá a uma Delegacia. (serve para homens e mulheres).

Lembre-se: Quem encerra o ciclo de abuso é a vítima. Você tem que fazer isso por você! Sobreviva.




358 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page