top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

Como evitar a entrada de um narcisista na sua vida?

Tudo começa com a sedução e o encantamento, geralmente, a porta de entrada para um narcisista será a identificação de suas necessidades emocionais. Essas necessidades podem abranger várias áreas, tais como:

  1. Necessidade de atenção.

  2. Necessidade de reconhecimento.

  3. Necessidade de preenchimento (superar um vazio).

  4. Necessidades financeiras.

  5. Necessidade de segurança, entre outras.


  • Como se proteger do narcisista patológico?


A chave é fortalecer sua independência emocional, aprimorar o autoconhecimento, elevar sua inteligência emocional e aumentar a autoestima. Esses são fatores que costumam criar uma barreira protetora. Há outros aspectos que também são discutidos em detalhes em nossos artigos.

  • Quer se proteger de um narcisista?


Invista no seu autoconhecimento.

O autoconhecimento o ajudará a ter clareza sobre seus objetivos e dificultará que um manipulador plante ideias em sua mente. Isso acontece porque uma das coisas que mais atrai o narcisista é quando a vítima possui uma identidade enfraquecida, ou seja, a vítima muitas vezes não se conhece bem e não tem certeza de onde quer chegar ou o que deseja alcançar.


Como disse Sêneca no Século I, "NÃO HÁ VENTO FAVORÁVEL PARA AQUELE QUE NÃO SABE PARA ONDE VAI."

Portanto, tenha clareza sobre seus objetivos e quem você é para se proteger de possíveis manipulações.


Além disso, é crucial estabelecer limites claros desde o início de qualquer relacionamento. Narcisistas tendem a testar os limites das pessoas e, se encontrarem fraquezas, podem se aproveitar disso. Esteja ciente de suas próprias necessidades e valores, e não hesite em comunicá-los claramente.


Não tenha medo de dizer não quando algo não estiver de acordo com suas vontades e princípios.

Outra estratégia importante é observar as atitudes e comportamentos de uma pessoa ao longo do tempo.


Os narcisistas muitas vezes revelam sua verdadeira natureza com o tempo, especialmente quando as máscaras começam a cair. Preste atenção às inconsistências, à falta de empatia e ao tratamento de outras pessoas ao seu redor.


Acompanhe também como essa pessoa lida com o seu sucesso e realizações. Narcisistas geralmente têm dificuldade em genuinamente celebrar o sucesso dos outros, pois isso os faz sentir inferiorizados. Se você perceber sinais de inveja disfarçada ou minimização de suas conquistas, isso pode ser um indicativo de narcisismo.


Manter uma rede de apoio forte também é fundamental. Ter amigos, familiares e colegas confiáveis ao seu lado pode oferecer uma perspectiva externa valiosa sobre qualquer novo relacionamento.

Às vezes, as pessoas ao nosso redor conseguem detectar sinais de alerta que podemos estar ignorando.


E, por último, confie em sua intuição. Se algo parecer errado ou se você se sentir desconfortável em relação a alguém, mesmo que não consiga identificar exatamente por quê, confie nesse sentimento. Muitas vezes, nosso instinto nos alerta sobre situações potencialmente perigosas.


Em resumo, proteger-se de um narcisista envolve fortalecer sua própria autoconfiança, estabelecer limites claros, observar atentamente o comportamento das pessoas, manter uma rede de apoio e confiar em sua intuição. Ao fazer isso, você estará melhor equipado para evitar relacionamentos tóxicos e construir conexões saudáveis e genuínas em sua vida. Lembre-se sempre de que seu bem-estar emocional está em primeiro lugar.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page