Sabe quando você admira outra pessoa ou detesta ela? Eis aí o espelhamento. É o encontro amigável ou desagradável dos seus próprios traços escondidos e reprimidos.
Para os narcisistas, vamos se dizer que esse tipo de espelhamento acaba sendo um pouco diferenciado do neurotípico, considerando que o tempo inteiro o narcisista é autorreferente, ou seja, não depende exclusivamente da referência dos outros em um contexto social, emocional e outros. Ele sempre vai se colocar como o ponto inicial de qualquer conversa e dificilmente será influenciável.
O espelhamento que acontece normalmente é quando os traços do narcisista estão intrinsecamente ligados com o de outra pessoa. Diferentemente do que pessoas comuns tem no espelhamento, que acontece tudo de forma inconsciente, o narcisista SABE com quem se envolve, porque muitos captam de começo a essência do outro, com todos seus traços. A mesma coisa acontece com psicopatas, porém com psicopatas tudo acontece por um mimetismo. Vamos lembrar que o narcisista ainda possui características que capacitam ele de se envolver em muitos contextos emocionais, mas tem um interruptor emocional.
É muito difícil você ver um amigo de narcisista que é completamente o oposto dele ou quase idêntico a ele.
Ou eles tem gostos totalmente diferentes ou gostos iguais. Narcisistas deixam isso bem notável quando você se relaciona com eles. Se você for sem sal e sem açúcar, provavelmente não terá algo com eles, porque eles vão procurar que o similar e a oposição se tornem amigos dele.
Comments