top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

Como o narcisista recruta os "macacos voadores"?

Geralmente, eles percorrem a comunidade, conversam com outros familiares ou contatam pessoas que você conhece, talvez até colegas de trabalho ou até mesmo um chefe.


O que eles dizem sobre você?

Eles alegam que você é a(o) vilã(o), a(o) abusadora(o), ou que você é louca. Em geral, escolhem uma dessas narrativas.

Essencialmente, eles projetam em você as ações que estão realizando para abusar de você. Talvez até entrem em contato com membros de sua família, tentando convertê-los para a visão distorcida do narcisista, ou isso já está acontecendo dentro de sua própria família.

Esses abusadores adoram rotular você como louca(o), especialmente quando você descobre o que realmente está acontecendo às suas costas. Eles fazem isso para desacreditá-la(o), difamá-la(o) e espalhar a ideia de que você está mentalmente instável, de modo que as pessoas não acreditem em você nem em sua história.

Quando o(a) narcisista começa a chamá-la(o) de louca(o), isso é um sinal claro de que ela(e) está prestes a iniciar uma campanha difamatória contra você, usando os macacos voadores como seus mensageiros.


Fingem estar preocupados com você

Eles também desempenham o papel de estar "preocupados" com você. As mulheres narcisistas costumam fazer isso com mais frequência do que os homens. Elas demonstram preocupação com sua saúde e revelam informações que não dizem respeito a ninguém, revelando coisas que você preferiria manter em sigilo.

Um exemplo. Seu namorado começou a espalhar para a família e amigos em comum que você estava bebendo em excesso (o que era uma mentira). Ele afirmava que ela tinha um problema sério com álcool (o que não seja a verdade). Ou talvez os macacos voadores descubram que você está tomando antidepressivos e, então, começam a espalhar essa informação para terceiros, fingindo estar profundamente "preocupados" com seu estado de espírito.

É uma traição terrível quando os macacos voadores revelam informações pessoais ou inventam mentiras sobre você para fingir que estão preocupados com sua saúde e bem-estar.


A teia da falsa realidade do(a) narcisista

O(a) narcisista, essencialmente, cria uma teia de falsa realidade e a lança sobre os macacos voadores. Estes indivíduos são engolfados nessa teia de mentiras, abraçando-a como verdade. Os macacos voadores são convencidos pela forma emocionalmente intensa com que o(a) narcisista fala sobre o assunto.

Essa visão distorcida da realidade do(a) narcisista pode parecer verdadeira para algumas pessoas, especialmente aquelas que não têm conhecimento do que realmente está acontecendo. Porém, para aqueles que conscientemente aderem e apoiam essa falsa realidade (os tóxicos), está claro que eles estão obtendo alguma vantagem com isso.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A Dissimulação do Narcisista: A Arte da Mentira

O narcisista faz da mentira seu hobby favorito, e ele não poupa esforços para enganar a vítima e todos à sua volta. Para ele, suas próprias vontades e desejos estão acima de tudo, e ele não hesita em

A Ausência de Compreensão do Narcisista:

A empatia é a habilidade de compreender e compartilhar os sentimentos dos outros. Pessoas comuns utilizam a empatia para expressar o amor e o respeito que têm uns pelos outros. A empatia fortalece os

Cortando Contato com o Narcisista:

Cada briga e discussão com o narcisista faz a vítima se sentir pequena, solitária e vazia. Ao contrário de pessoas equilibradas psicologicamente, o narcisista nunca pede desculpas por tratar alguém de

Comments


bottom of page