Quando uma pessoa narcisista se envolve em um relacionamento, é comum que ela tente manipular e controlar o parceiro. No entanto, em alguns casos, a vítima consegue se libertar antes de se tornar completamente submissa. Mas como será que o narcisista se sente quando não consegue manipular a vítima?
A primeira reação do narcisista pode ser de raiva e frustração. Afinal, eles acreditam que sua habilidade de manipular as emoções e ações das pessoas é uma parte fundamental de sua personalidade. Não conseguir manipular a vítima pode ser um golpe para o ego do narcisista.
Alguns narcisistas podem tentar ainda mais manipulação, usando táticas ainda mais agressivas ou apelando para a piedade da vítima. Eles podem não aceitar a derrota facilmente e tentar fazer com que a vítima volte atrás em sua decisão. Outros narcisistas podem se sentir humilhados ou envergonhados por não terem conseguido manipular a vítima. Eles podem se sentir expostos e vulneráveis, o que pode levar a uma baixa autoestima.
Em última análise, a reação do narcisista dependerá da sua personalidade e do grau de narcisismo. No entanto, é importante lembrar que não é responsabilidade da vítima atender às necessidades manipulativas do narcisista. Todos têm o direito de estabelecer limites saudáveis em seus relacionamentos.
Se você se relaciona com uma pessoa narcisista, é fundamental buscar ajuda e suporte para se proteger de sua manipulação. Terapia e aconselhamento podem ajudar a fortalecer sua autoestima e estabelecer limites claros e saudáveis. Lembre-se de que você não está sozinho e que a manipulação de um narcisista não deve ser tolerada em um relacionamento saudável e feliz.
Comments