top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

Como são às vítimas transicional de um Narcisista ?

As vítimas transicionais de um narcisista são aquelas que foram atraídas para um relacionamento com um narcisista, mas que, por algum motivo, conseguiram escapar antes de se tornarem totalmente submissas e dependentes do narcisista. Embora possam ter evitado uma situação ainda mais dolorosa, essas vítimas ainda sofrem as consequências de um relacionamento com um narcisista.


Um dos principais efeitos que o narcisismo pode ter em uma vítima transicional é a perda de confiança e autoestima. O narcisista muitas vezes usa técnicas manipulativas para fazer a vítima sentir-se insegura e inadequada, e essa sensação de insuficiência pode persistir mesmo depois que a vítima sai do relacionamento.


Além disso, as vítimas transicionais muitas vezes experimentam um sentimento de culpa e responsabilidade pelo fracasso do relacionamento, mesmo que isso não seja verdade. O narcisista muitas vezes culpa a vítima pelo término do relacionamento e pode fazer com que se sintam responsáveis pelos problemas e falhas do relacionamento.


Outro efeito comum que o narcisismo pode ter em uma vítima transicional é a dificuldade em confiar em outras pessoas e em si mesma. Depois de ter sido enganada e manipulada pelo narcisista, a vítima pode se sentir desconfiada em relação a outras pessoas e pode ter dificuldade em confiar em seus próprios julgamentos e intuições.


No entanto, é importante lembrar que as vítimas transicionais não estão sozinhas e que existe ajuda e suporte disponíveis para elas. Terapia e aconselhamento podem ajudar as vítimas a superar os efeitos do narcisismo e a recuperar sua confiança e autoestima. Com a ajuda certa, as vítimas transicionais podem se libertar do ciclo de abuso emocional e recuperar sua vida.




417 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A Dissimulação do Narcisista: A Arte da Mentira

O narcisista faz da mentira seu hobby favorito, e ele não poupa esforços para enganar a vítima e todos à sua volta. Para ele, suas próprias vontades e desejos estão acima de tudo, e ele não hesita em

A Ausência de Compreensão do Narcisista:

A empatia é a habilidade de compreender e compartilhar os sentimentos dos outros. Pessoas comuns utilizam a empatia para expressar o amor e o respeito que têm uns pelos outros. A empatia fortalece os

Cortando Contato com o Narcisista:

Cada briga e discussão com o narcisista faz a vítima se sentir pequena, solitária e vazia. Ao contrário de pessoas equilibradas psicologicamente, o narcisista nunca pede desculpas por tratar alguém de

Comentarios


bottom of page