top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

Como saber se meu pai é narcisista?

Pai/mãe narcisistas costumam: 1. idealizar o filho de acordo com as suas expectativas

É muito comum que mães e pais narcisistas coloquem expectativas em seus filhos quanto ao futuro dos mesmos. Visto isso, jovens e adolescentes relatam muito nos períodos de pré-vestibular, algumas dúvidas quanto ao que desejam seguir como profissão, isso, justamente por medo de decepcionar os pais naquilo que os mesmos gostariam que eles fizessem. A transferência de desejo é colocada em seus filhos e isso se torna uma forma dos pais se sentirem no poder, com autoridade e superioridade sobre o que os filhos pensam ou devem fazer, de acordo com o que eles querem. 2. Serem superprotetores Sabemos que a adolescência é uma fase de descobertas, então é comum que os filhos nesse período tenham um afastamento da família e um aumento da intimidade com os amigos. Visto isso, a mãe e o pai narcisista costumam abusar de sua autoridade sendo superprotetores nessa fase. O filho só sai quando eles quiserem, eles negam todos os pedidos, e as justificativas não se fazem legítimas, uma vez que abusam da sua autoridade não diferenciando o autoritarismo e o despotismo na relação.

3. Teimosos e donos da verdade O diálogo com uma pessoa diagnosticada com o transtorno de personalidade narcisista é praticamente impossível, uma vez que os mesmos são muito teimosos e nunca abrem mão do seu pensamento para pensar no do outro. Os filhos podem entregar todos os argumentos possíveis e comprovar tudo o que quiserem, mesmo assim, os pais vão continuar com os mesmos discursos afirmando estarem certos.

4. Abusivos emocionalmente O egocentrismo do narcisista faz com que ele seja abusivo emocionalmente, optando por chantagens e técnicas de persuasão para conseguir o que quer. Os pais narcisistas costumam a ter atitudes consideradas infantis e provocar brigas apenas para convencer os filhos a servirem as suas vontades.


Você já ouviu falar sobre o tratamento do silêncio? O tratamento do silêncio é uma técnica usada por abusadores emocionais para punir a sua vítima de contrariar os seus desejos. Essa forma de punição, padrão de comportamento de pais narcisistas, têm como característica se calar perante a pessoa, cortando vínculos de comunicação e fingindo a não existência dela. Pais e mães que se adeptam a esse tipo de abuso psicológico passam dias, meses ou anos sem se falar com o filho até que o mesmo dê o braço a torcer e peça perdão ou implore pela atenção deles.

Os filhos de pais narcisistas em questão Ter um pai/mãe narcisista pode trazer várias implicações para o filho que precisa lidar com isso diariamente, principalmente se o transtorno não for tratado! visto isso, listamos também, algumas características que podemos encontrar nos filhos de pais narcisistas, entre elas:

1. Carência afetiva Visto que a mãe e o pai narcisista são emocionalmente distantes e suas atitudes acabam afastando os filhos deles, o indivíduo por si só desenvolve uma carência afetiva muito grande devido a isso. Quando os pais são muito controladores e depositam muito as suas expectativas no filho, isso pode causar o afastamento dos mesmos, enfraquecendo a relação e permitindo que os mesmos se tornem vulneráveis afetivamente e carentes. 2. Baixa autoestima Ao crescer com pais que não proporcionam segurança para você expressar os seus sentimentos, o desenvolvimento da baixa autoestima é quase inevitável. Como os pais narcisistas tendem a não valorizar o sentimento do outro, isso se torna muito comum. O filho precisa agradar sempre aos pais, não pode ter a sua opinião e nunca é escutado, isso gera uma sensação de insuficiência que pode ser levada para vários níveis de insegurança. 3. Dependência Os filhos de pais narcisistas tendem a ser muito dependentes emocionalmente e fisicamente para determinadas situações. a superproteção dos pais ensina os filhos a depender deles para tudo, seja para tomar uma decisão, ir ao mercado, sair de casa ou fazer coisas básicas como escolher o que vestir ou não.


4. Ansiedade A ansiedade nos filhos de pais narcisistas parte do pressuposto de ter que estar sempre alerta para as mudanças repentinas dos pais, não saber como eles vão reagir para cada situação acaba criando uma angústia iminente ocasionando em ansiedade. ● Como conseguir lidar com os pais narcisistas? O primeiro passo para conseguir lidar com a situação diária que é conviver com os pais narcisistas é reconhecer o que é este transtorno, estudar mais sobre ele, e ter o conhecimento do que se trata. Dessa forma, você pode começar a entender como a mente de alguém que tem o transtorno de personalidade narcisista funciona, e criar assim, meios para lidar com ela.

87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page