top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

"Desvendando os Sinais: Como Identificar e Superar um Relacionamento Tóxico"

Tudo o que queremos é um relacionamento saudável, baseado em confiança, autonomia e respeito. No entanto, às vezes nos vemos envolvidos em relacionamentos abusivos sem nem mesmo perceber. A violência, seja sutil ou explícita, pode se tornar constante em relacionamentos familiares, profissionais, escolares ou afetivos.


Você sabe identificar se está em um relacionamento tóxico?

Um relacionamento tóxico é caracterizado pela falta de apoio mútuo, competição, desrespeito e conflitos frequentes. Ele mina a autoestima, faz com que você se sinta triste e culpado(a). Além disso, fragiliza o outro em momentos difíceis, gerando insegurança e dependência através do controle. Pode envolver diferentes formas de violência, como física, psicológica, emocional, financeira, sexual, entre outras. Relações tóxicas são extremamente desgastantes e prejudiciais para a saúde emocional das pessoas envolvidas, seja através de sinais óbvios ou sutis.

Entre os sinais que indicam um relacionamento tóxico, destacam-se a falta de apoio, comunicação tóxica, ansiedade, medo, ciúmes, controle, ameaças, críticas disfarçadas de elogios, entre outros. Se você identifica alguns desses sinais em seu relacionamento, é hora de procurar entender o que está acontecendo.


Sair de um relacionamento abusivo pode ser extremamente difícil, mas não tenha medo de buscar apoio nas pessoas em quem você confia. A terapia pode ser um caminho para a cura nesse processo, pois ajuda a se descobrir e compreender seus sentimentos e vivências. Lembre-se de que ninguém precisa passar por isso sozinho! Priorize o amor por si mesmo e jamais abandone sua rede de amizades, afetos e cuidados por causa de outra pessoa.



17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page