Indivíduos que sofrem de Transtorno de Personalidade Narcisista podem ser altamente prejudiciais em relacionamentos, seguindo um padrão de comportamento tóxico caracterizado por várias etapas:
Espelhamento:
O narcisista estuda a vítima, demonstrando interesse em conhecê-la, coletando informações, descobrindo suas preferências e criando uma ilusão de afinidade espelhando os gostos dela.
Fase de Encantamento:
O narcisista faz de tudo para conquistar a vítima, inundando-a com declarações de amor, presentes, viagens, mensagens e ligações frequentes.
Expressões como:
"você é perfeita",
"minha alma gêmea" e "eu te amo" são comuns nessa fase.
Desvalorização:
O narcisista, após estudar a vítima, atinge seu ponto fraco, diminuindo sua autoestima com comentários depreciativos, como "já não tenho mais tanta certeza" ou "pensei que você fosse diferente".
Esses comentários muitas vezes são relacionados a características físicas da vítima.
Gaslighting:
O narcisista usa táticas para confundir a vítima, negando a lógica de suas próprias ações e fazendo a vítima duvidar de sua própria sanidade. Frases como "você entendeu errado" e "não foi isso que eu quis dizer" são comuns nessa fase.
Tratamento de Silêncio ou Explosões de Raiva:
O narcisista reage com explosões de raiva ou, alternativamente, o tratamento de silêncio, ignorando a vítima por dias ou até meses em resposta a qualquer ação que desagrade o narcisista, levando a vítima a sentir que está andando em ovos.
Triangulação:
O narcisista compara a vítima com outras pessoas ou objetos, muitas vezes amigos, parentes ou posses, para demonstrar como é maravilhoso com outros ou para dedicar tempo a eles, enquanto ignora a vítima. Isso pode incluir infidelidade e tornar a vítima ciente disso.
Descarte:
Quando o narcisista já tem outra vítima em vista ou está no processo de "hoovering" com uma vítima anterior, ele descarta a vítima atual.
Hoovering:
O "hoovering" ocorre quando o narcisista volta, como sempre acontece, utilizando várias técnicas, como chantagem emocional, vitimização, promessas de mudança, etc., para atrair a vítima de volta sob seu controle, reiniciando o ciclo.
Se você identificar que está em um relacionamento com uma pessoa que tem Transtorno de Personalidade Narcisista, é essencial buscar ajuda adequada. Romper o ciclo de abuso é a única maneira de retomar o controle e viver a sua vida de forma saudável e equilibrada.
תגובות