top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

Libertando-se do Narcisista: Como a Experiência do Descarte Pode Mudar sua Percepção do Abandono

Após uma relação com um narcisista e o subsequente descarte, é comum que as vítimas enfrentem uma jornada de autodescoberta e crescimento emocional. Uma das transformações mais notáveis nesse processo é a mudança na percepção do abandono.

A experiência com um narcisista pode alterar a forma como você encara decepções e rupturas futuras, tornando você mais resiliente e fortalecendo sua saúde emocional. Além disso, existem motivos tanto positivos quanto negativos que podem surgir dessa experiência.


  • Motivos Positivos:

O principal talvez seja o fortalecimento. Como afirmou Friedrich Wilhelm Nietzsche, um célebre filósofo do século XIX, em sua obra "Crepúsculo dos Ídolos," :


"O que não nos mata nos fortalece."


Psicologicamente, uma pessoa que tenha vivenciado frustrações intensas pode aprender a não criar expectativas e desenvolver uma sensação de "inabalável". A frustração está frequentemente relacionada a expectativas, e a experiência com um narcisista pode ensinar a não esperar demais, reduzindo as chances de frustração.

Quando mantemos expectativas elevadas, nossas chances de se decepcionar aumentam, e as maiores frustrações geralmente derivam de expectativas desproporcionalmente elevadas.


  • Motivos Negativos:

Muitas vítimas do Narcisista Patológico enfrentam desafios adicionais, incluindo o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), frequentemente relacionado à desvalorização sofrida, e a Síndrome de Estocolmo (SE), muitas vezes associada ao gaslighting e outras táticas de manipulação que causam insegurança e dependência na vítima.

Além disso, muitas vítimas enfrentam a depressão, que pode variar de casos leves a quadros de depressão profunda.


É importante reconhecer que as experiências com narcisistas patológicos podem ter impactos duradouros na saúde mental das vítimas. A busca de apoio emocional, terapia e outras formas de assistência são fundamentais para lidar com esses desafios.


No entanto, à medida que as vítimas superam essas dificuldades, muitas vezes emergem mais fortes, resilientes e conscientes de sua própria capacidade de enfrentar as adversidades. É um processo de cura e crescimento que pode, eventualmente, mudar a percepção do abandono, tornando-o menos assustador e mais uma oportunidade para aprender e crescer.

Se você tem alguma experiência ou perspectiva para compartilhar, deixe um comentário abaixo. Juntos, podemos aprender e crescer a partir dessas experiências desafiadoras.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como evitar a entrada de um narcisista na sua vida?

Tudo começa com a sedução e o encantamento, geralmente, a porta de entrada para um narcisista será a identificação de suas necessidades emocionais. Essas necessidades podem abranger várias áreas, tais

Komentáře


bottom of page