top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

Mãe narcisista: 10 sinais, como identificar.

O narcisismo é um transtorno de personalidade que afeta demais as relações de uma pessoa. Por isso, uma mãe narcisista prejudica seus filhos por conta de seus comportamentos que podem ser abusivos e, por vezes, humilhantes.

Para entender o narcisismo e as características de uma mãe narcisista, você precisa conhecer a origem do termo. A palavra Narcisismo vem da mitologia Grega e significa “amor pela própria imagem”.


Narciso era um deus grego que, ao contemplar o reflexo de sua imagem no rio, se apaixonou por si mesmo, mas acabou se afogando ao tentar alcançar o próprio reflexo. Assim como Narciso se afogou, uma mãe narcisista pode afundar as suas relações e causar traumas sérios não apenas em seus filhos mas sim em sua família.

O que é uma pessoa narcisista?

O Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN) é classificado por padrões de grandiosidade. Ou seja, os sujeitos agem e se sentem superiores aos demais. Além disso, necessitam de atenção, bajulação, têm falta de empatia e sentem como se o mundo tivesse que atender às suas expectativas.

Essas características de necessidade de admiração se dão pela baixa autoestima do sujeito narcisista. Esse, de alguma forma, tenta compensar sua desvalorização própria com elogios, posições de importância e com a consideração positiva de outros.


10 características de uma mãe narcisista:

1. Comportamento Abusivo:

Uma mãe narcisista usa sua posição de poder como mãe para dominar e impor suas próprias regras, muitas vezes usando abuso verbal, físico e psicológico.


2. Convicção de estar sempre certa:

A mãe narcisista nunca admite culpa ou responsabilidade pelos seus erros e, em vez disso, atribui a culpa aos outros, reforçando assim sua ideia de que ela está sempre certa.


3. Problemas de identidade:

O narcisismo pode ser uma tentativa de preencher um vazio interno e angústia, o que leva a mãe narcisista a buscar o amor e a validação dos outros, pois ela não consegue se amar.


4. Autoestima fragilizada:

A mãe narcisista pode facilmente se sentir magoada, mas raramente expressa esse sentimento.

Ela busca o reconhecimento a todo custo para suprir a falta de amor próprio.


5. Falta de empatia:

A mãe narcisista não se importa em usar táticas agressivas e prejudiciais para obter o que quer, muitas vezes sem se preocupar com as consequências para os outros.

Além disso, ela pode ser superficial em suas emoções.


6. Perfeccionismo:

A mãe narcisista é excessivamente crítica e exige perfeição, mas muitas vezes não consegue atingir suas próprias expectativas, o que pode levar a uma autoestima muito baixa.


7. Preocupação com a aparência:

Para compensar a baixa autoestima, a mãe narcisista vive em busca de atenção e elogios, muitas vezes escondendo emoções negativas e problemas.


8. Falta de responsabilidade:

A mãe narcisista trata seus filhos com intolerância e culpa os filhos por seus próprios erros, sem assumir responsabilidade por suas ações.


9. Falta de comprometimento:

A mãe narcisista frequentemente não cumpre suas promessas e pode mudar sua palavra sem se sentir culpada, tornando suas promessas vagas.


10. Controle financeiro:

A mãe narcisista pode usar recursos financeiros que não são seus como se fossem seus próprios, chegando até a se apropriar deles.





1.030 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page