top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

Narcisistas Sabem que são Assim?

Essa é uma dúvida que fica na cabeça de todo mundo que se relacionou ou se relaciona com uma pessoa que tem o transtorno de personalidade narcisista:


"Será que eles sabem que são assim?"


Se chegarmos para um(a) narcisista e perguntarmos para ele(a):

"você sabe que você é desse jeito?"


Se ele(a) responder de uma maneira sincera (o que seria praticamente impossível), ele(a) diria algo:

"assim como?"


O fato do(a) narcisista ser como ele(a) é, na cabeça dele(a), é normal pois ele(a) é o que ele(a) é (e para ele(a) está tudo bem ser assim).

A falta de empatia e o senso de superioridade que ele(a) tem, fazem com que ele(a) se veja dessa forma, ele(a) se vê como um "ser superior", a cima de todo mundo, então, para ele(a), "está tudo bem" fazer o que ele(a) faz com as pessoas, "está tudo bem" ser do jeito que ele(a) é.

Aliás, um(a) narcisista enxerga as pessoas como "fracas", diferentes dele(a).


Ele(a) sabe que existe "uma coisa diferente nele(a)" mas essa "diferença", na cabeça dele(a), coloca ele(a) numa posição SUPERIOR.

Todo narcisista se vê como um ser melhor que os outros: mais forte, mais poderoso, merecedor de coisas melhores, merecedor de regalias. Por isso, é muito natural para um(a) narcisista querer que as pessoas fiquem em torno dele(a), oferecendo coisas para ele(a), se rastejando e se humilhando por ele(a) porque ele(a) vê as coisas dessa forma.

Ele(a) não se vê como uma coisa ruim, uma pessoa ruim. Ele(a) não tem essa percepção. Uma vítima geralmente costuma ficar se perguntando


"ele(a) faz todos esses joguinhos e manipulações que fazem tão mal para as pessoas de maneira consciente?"


Quando vemos uma pessoa que toma uma atitude completamente descabida de tirar a roupa no meio da rua, por exemplo, logo as pessoas olham e pensam "essa pessoa é louca", "essa pessoa está fora de si" as pessoas pensam justamente isso porque essa pessoa age contra todas as regras sociais, cometendo um ato de uma pessoa desequilibrada, enlouquecida. Narcisistas não fazem isso.


Narcisistas sabem quais são as regras sociais, eles sabem o que pode e o que não pode ser feito, tanto é que ele(a) faz todo o jogo de manipulação sempre ISOLANDO A VÍTIMA.

Tudo o que ele(a) faz, toda a perversidade, todos os jogos de articulação, é sempre escondido. Tudo é feito de uma forma que as pessoas não percebam porque ele(a) sabe o que ele(a) pode e o que ele(a) não pode fazer! Tudo é feito de forma consciente, ele(a) sabe exatamente o que ele(a) está fazendo com uma pessoa, ele(a) sabe quais são as regras, ele(a) sabe se está machucando ou não alguém, mas ele(a) faz! Ele(a) simplesmente acha as regras idiotas, ele(a) acha as pessoas fracas e ele(a) sabe que existe uma convenção social.


O(a) narcisista sabe que as pessoas tem sentimentos diferentes dos sentimentos dele(a). Ele(a) tem tanta consciência dos sentimentos de uma pessoa que ele(a) usa isso, ele(a) cria um falso sentimento pois ele(a) sabe que as pessoas sentem AMOR e ele(a) sabe que o amor faz com que as pessoas se doam, façam coisas umas pelas outras, tenham empatia. Ele(a) cria um "falso amor" para que as pessoas façam coisas para ele(a).

O(a) narcisista é plenamente consciente do que ele(a) está fazendo, ele(a) observa, ele(a) coleta informações pois ele(a) sabe o que está fazendo.


O(a) narcisista fica confortável sendo quem ele(a) é, ele(a) enxerga as pessoas como seres inferiores à ele(a). Um(a) narcisista sabe exatamente quem ele(a) é e ele(a) considera um verdadeiro idiota qualquer pessoa que tente conversar com ele(a), explicar ou questionar os motivos dele(a) agir dessa maneira. Ele(a) sabe que algumas pessoas consideram ele(a) uma coisa ruim e ele(a) acha que essas pessoas é que estão erradas. Ele(a) acha que o mundo precisa de pessoas que nem ele(a).

Narcisistas consideram que tudo o que eles fazem é positivo, que o mundo seria melhor se tivesse mais pessoas como ele(a).


O(a) narcisista faz com que a vítima acredite justamente isso: eles jogam com essa manipulação de que eles são os melhores, que a vítima não vai encontrar ninguém melhor que ele(a) e eles jogam com a culpa da vítima o que se torna muito comum a vítima se perguntar se "ela não está sendo injusta em fazer um julgamento em relação ao abusador". A vítima geralmente acha que ele(a) é simplesmente uma pessoa confusa, que precisa de ajuda (e se não existe uma forma de ajudá-lo).


NÃO SE PODE AJUDAR QUEM SE ACHA NORMAL.


Narcisistas não querem ajuda nenhuma pois eles se sentem bem sendo quem eles são. Para uma pessoa empata, é terrível admitir isso, é difícil entender essa lógica mas é justamente dessa forma que o(a) narcisista "funciona".


A vítima sempre fica "patinando", achando que ela(e) está sendo injusta e o(a) abusador(a) reforça esse sentimento, afirmando para a vítima que "ele(a) realmente precisa de ajuda" e que "ele(a) vai procurar ajuda" porque "ele(a) quer ser uma pessoa melhor". Ele(a) faz essa manipulação justamente porque ele(a) sabe que algumas coisas não são socialmente aceitas e ele(a) sabe que, se ele(a) não fizer essa "manobra", a vítima "vai dar trabalho para ele(a)".


Na cabeça dele(a), ele(a) precisa falar essas coisas para que a vítima não dê trabalho, ele(a) quer que a vítima fique quietinha, não faça perguntas, não "encha o saco dele(a)" para que ela continue sob o domínio dele(a). Um(a) narcisista está confortável sendo quem ele(a) é e ele(a) está plenamente consciente das coisas que ele(a) faz.



É importante acrescentar que algumas pessoas que possuem o transtorno de personalidade narcisista podem não estar cientes da existência desse transtorno, mas ainda assim reconhecem que estão agindo de forma egoísta e manipuladora. Embora o termo "transtorno de personalidade narcisista" possa não fazer parte do vocabulário delas, elas são capazes de perceber que suas ações são guiadas por um desejo insaciável de atenção, admiração e poder. Sabendo que estão agindo de forma errada.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A Dissimulação do Narcisista: A Arte da Mentira

O narcisista faz da mentira seu hobby favorito, e ele não poupa esforços para enganar a vítima e todos à sua volta. Para ele, suas próprias vontades e desejos estão acima de tudo, e ele não hesita em

A Ausência de Compreensão do Narcisista:

A empatia é a habilidade de compreender e compartilhar os sentimentos dos outros. Pessoas comuns utilizam a empatia para expressar o amor e o respeito que têm uns pelos outros. A empatia fortalece os

Cortando Contato com o Narcisista:

Cada briga e discussão com o narcisista faz a vítima se sentir pequena, solitária e vazia. Ao contrário de pessoas equilibradas psicologicamente, o narcisista nunca pede desculpas por tratar alguém de

Comments


bottom of page