top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

O Complexo Fim de um Relacionamento com um Narcisista

Compreendendo as Táticas Comuns Após o Término.



O término de um relacionamento é sempre um momento difícil, mas quando você está lidando com um(a) narcisista, as coisas podem se tornar ainda mais complexas. Os(a) narcisistas têm uma maneira única de lidar com o fim de um relacionamento, e muitas vezes usam táticas específicas para manter o controle ou tentar recuperar o relacionamento.


Um indivíduo portador do Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN) muitas vezes exibe o que muitos chamam de "repetição sistemática de comportamentos" ou um padrão de comportamento. Considerando as três fases de um Relacionamento Tóxico (RT), sendo a fase do descarte a última, um(a) narcisista patológico pode:


  • Simplesmente desaparecer (sem mais, nem menos), e iniciar um novo relacionamento em questão de segundos.


  • Iniciar uma campanha de desvalorização, humilhação e destruição psicofinanceira da vítima, incluindo a prática do gaslighting. Com uma nova vítima já engatilhada, o(a) narcisista te descarta como se você fosse um objeto, pois é assim que ele ou ela enxerga.



A Montanha-Russa Emocional do Término com um Narcisista


Um aspecto notável ao terminar com um(a) narcisista é a montanha-russa emocional que muitas vezes acompanha esse processo.

No início do relacionamento, você pode ter sido idealizado(a), elogiado(a) e até mesmo colocado(a) em um pedestal. Mas quando as coisas começam a desmoronar, a desvalorização entra em cena.

O(a) narcisista pode começar a criticar, desconsiderar ou até mesmo ser hostil em relação a você. Esse ciclo de idealização e desvalorização pode tornar o término ainda mais doloroso.


Táticas Comuns de Manipulação


No momento do término, os(a) narcisistas frequentemente recorrem a táticas de manipulação para tentar manter o controle da situação. Eles podem elogiar você excessivamente, prometer mudanças repentinas, fazer você se sentir culpado(a) ou chantagem emocional. Tudo isso faz parte de sua estratégia para evitar o término ou reconquistar você.


Protegendo-se no Término com um Narcisista


Para proteger-se durante e após o término com um(a) narcisista, considere as seguintes estratégias:

  • Estabeleça limites claros e não ceda a manipulações.

  • Mantenha a comunicação mínima ou nenhuma, se possível, para evitar mais conflitos.

  • Busque apoio emocional de amigos, familiares ou um terapeuta que possa ajudar você a processar seus sentimentos.

  • Mantenha registros de qualquer comunicação perturbadora ou assédio, caso precise de evidências futuras.

  • Considere medidas legais, como ordens de restrição, se sentir que sua segurança está em risco.


É IMPORTANTE ressaltar que a dor um dia passará, e desde já é fundamental enfatizar a importância de NENHUM CONTATO.



Lembre-se de que você não está sozinho nesse processo.
73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A Dissimulação do Narcisista: A Arte da Mentira

O narcisista faz da mentira seu hobby favorito, e ele não poupa esforços para enganar a vítima e todos à sua volta. Para ele, suas próprias vontades e desejos estão acima de tudo, e ele não hesita em

A Ausência de Compreensão do Narcisista:

A empatia é a habilidade de compreender e compartilhar os sentimentos dos outros. Pessoas comuns utilizam a empatia para expressar o amor e o respeito que têm uns pelos outros. A empatia fortalece os

Cortando Contato com o Narcisista:

Cada briga e discussão com o narcisista faz a vítima se sentir pequena, solitária e vazia. Ao contrário de pessoas equilibradas psicologicamente, o narcisista nunca pede desculpas por tratar alguém de

Comments


bottom of page