top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

O Impacto Destrutivo das Famílias Narcisistas na Identidade Pessoal

As relações familiares são fundamentais para o nosso desenvolvimento e formação de identidade. No entanto, quando uma família é marcada pelo narcisismo, os efeitos podem ser devastadores.

Famílias Narcisistas destroem a identidade pessoal dos filhos. É isso que acontece a quem cresce com um pai ou mãe narcisista. É estar continuamente a viver com uma pessoa que cria sua própria realidade patológica e a impõe aos outros.


Uma criança criada por um narcisista enfrenta um caminho difícil. É desafiador enxergar além da ilusão e aceitar que o pai ou mãe possui um transtorno narcisista de personalidade. Algumas crianças percebem desde cedo que algo está errado na família, principalmente quando se tornam alvos do narcisista ou são ignoradas por não se encaixarem em seu conceito ideal. Essa sensação de não ser boa o suficiente ou diferente dos demais pode indicar a presença do transtorno na família.

Na maioria dos casos, crianças pequenas são afetadas pela distorção de identidade imposta por seus pais narcisistas, que são grandiosos, cruéis e manipuladores. Esses pais impõem sua visão de mundo como a única verdadeira, rejeitando tudo que não se enquadra em sua realidade narcisista como anormal, peculiar, estranho ou doentio.

Muitos pais narcisistas moldam seus filhos para se tornarem espelhos perfeitos de si mesmos. Isso lhes dá motivo para se vangloriarem, pois têm "réplicas vivas" deles mesmos. Para eles, não há nada melhor do que ter um fantoche vivo que dance e cante conforme suas vontades e caprichos.

No entanto, algumas crianças de famílias narcisistas idolatram seus pais e desejam ser como eles. Infelizmente, se o pai ou a mãe é narcisista, o amor que a criança dá não é retribuído. Ela é usada para satisfazer os desejos e vontades dos pais, resultando na supressão de sua própria identidade pessoal.

Membros de famílias narcisistas sempre encontram maneiras de distorcer e até destruir a verdadeira identidade pessoal de seus filhos. Eles não respeitam a individualidade, criatividade, curiosidade intelectual ou senso de humor da criança. Ignoram seus sentimentos e a humilham. Zombam de sua vulnerabilidade, medos e paixões. Ridicularizam o que há de mais valioso em sua essência. O objetivo do narcisista é distorcer e até mesmo destruir a identidade pessoal da criança, a menos que ela se torne como eles ou aja como um servo e adulador.


Por fim, muitos filhos e filhas começam a despertar e a perceber tudo o que lhes foi roubado durante a infância, assim como o abuso que sofreram nas mãos de suas famílias narcisistas, marcadas pela intimidação e pela patologia narcisista severa.

Aqueles que reconhecem que foram obrigados a negar e rejeitar seu verdadeiro eu interior começam a fazer exatamente o oposto e passam a apreciar o quão únicos são. Para alguns, leva anos até terem um vislumbre de quem realmente são e começarem a amar essa parte essencial, autêntica, maravilhosa e encantadora de si mesmos. Essas pessoas estão no caminho da recuperação e cura, e nada nem ninguém pode detê-las. Muitos optam por rejeitar suas famílias de origem e cortar o contato com esse ambiente familiar tóxico de narcisismo patológico.




62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Os Filhos de Pais Narcisistas

Os filhos de narcisistas (já adultos), podem ter grandes dificuldades na vida sem saberem porquê. Dificuldades como se sentirem inferiores aos outros, apesar de suas realizações, sacrificarem as suas

Comments


bottom of page