top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

O lobo em pele de cordeiro: 7 sinais sutis de um narcisista altruísta

Você já conheceu alguém que parece super prestativo e gentil, mas simplesmente não parece genuíno? Bem, você pode estar olhando para um narcisista altruísta, e este é um dos muitos sinais de um narcisista altruísta.

Você pode ficar confuso porque quando pensamos em narcisistas, geralmente pensamos neles como egoístas e indiferentes. Mas há outro tipo de narcisista que pratica boas ações por um motivo diferente – eles querem atenção, elogios e adulação.

Então, sem mais delongas, vamos saber mais sobre o narcisista altruísta e seus sinais. Vamos começar entendendo o que é um narcisista altruísta.

O que é um narcisista altruísta?

Imagine alguém sempre ajudando ou doando para instituições de caridade. Agora pergunte-se por que eles estão fazendo isso. Se se trata mais de se exibir do que de realmente se preocupar com a causa ou com as pessoas que estão ajudando, esse é apenas um dos sinais de um narcisista altruísta. Eles só fazem isso para parecerem bem ou se sentirem melhor consigo mesmos.

Embora possa parecer que estão fazendo tudo por genuíno cuidado e preocupação, o narcisista altruísta é, na verdade, motivado apenas pela necessidade de validação e apreciação.

Muitas vezes sentem-se vazios e inúteis, a menos que possam fazer algo para ajudar os outros. Isso muitas vezes os leva a se tornarem co-dependentes das pessoas que ajudam.

Agora que sabemos o que é um narcisista altruísta, vamos falar sobre como identificar narcisistas altruístas.

7 sinais de um narcisista altruísta

1. Eles são “excessivamente” generosos.

O narcisista altruísta muitas vezes dá presentes com o único propósito de manter o poder sobre outras pessoas. A “bondade” deles não é realmente bondade; em vez disso, cada ato foi planejado para deixar alguém em dívida com ele.

Embora possam parecer genuinamente úteis, suas intenções nem sempre são tão puras. Eles esperam que, ao dar presentes desnecessários às pessoas ao seu redor ou ao se esforçar para ajudá-los, quando eventualmente precisarem de algo, possam esperar que os outros retribuam o favor, sem fazer perguntas. 2. O seu comportamento privado e público são totalmente diferentes.

Tenho certeza de que você conhece pessoas que são conhecidas por todo o seu trabalho de caridade, mas em particular não têm nada além de coisas maldosas a dizer sobre aqueles que “ajudam”. Essa diferença entre como agem em público e em privado é um dos maiores sinais de um narcisista altruísta.

Na frente de outras pessoas, o narcisista altruísta fará com que pareça a pessoa mais generosa do mundo. E alguns podem até acreditar! Mas é só isso: ninguém sabe realmente o que acontece a portas fechadas.

E vou te poupar da surpresa… não é nada bom.

3. Suas demonstrações públicas de bondade são algo completamente diferente.

Identificar narcisistas altruístas é fácil – procure a pessoa que está se esforçando ao máximo para convencer as pessoas de que ela é a pessoa mais gentil e compassiva. Eles adoram estar sob os holofotes e estão dispostos a fazer qualquer coisa para isso.

No entanto, eles não se importam genuinamente em retribuir. O que realmente importa é a admiração e os elogios que vêm com isso. As boas ações que praticam e os seus esforços de caridade são geralmente bem documentados e altamente divulgados, muitas vezes através das redes sociais ou outras plataformas onde podem chamar a atenção.

Eles usam seus atos vistosos de bondade como ferramentas para alimentar seu ego e manter seu status superior autopercebido. 4. Eles anseiam por adulação o tempo todo.

O que é um narcisista altruísta? O narcisista altruísta anseia por elogios e admiração dos outros. Os seus atos de bondade são muitas vezes um meio para atingir esse fim, um movimento estratégico para angariar aplausos e adulação.

Por mais legais que pareçam, essa necessidade constante de adulação é tão forte que dita todas as ações e decisões que tomam. Se fazer algo não lhes trouxer reconhecimento público, você não os encontrará fazendo isso.

Quando seus esforços não recebem o nível de elogio esperado, eles se sentirão menosprezados ou desvalorizados. E às vezes, retirar completamente o seu apoio ou generosidade.

5. Eles pensam e agem como se fossem superiores a todos os outros.

Detectando narcisistas altruístas? Fique atento a este sinal!

Um dos sinais evidentes de um narcisista altruísta é que ele acredita que é superior aos outros por causa de todas as coisas boas que faz. Seu senso de identidade inflado muitas vezes os faz agir como se fossem pessoas mais bondosas, mais éticas e, em geral, melhores.

Essa mentalidade faz com que eles desprezem aqueles que não são tão ativos em fazer o bem ou talvez ajudem de maneiras diferentes. Este tipo de comportamento crítico e paternalista faz parecer que consideram os outros indignos ou inferiores por não viverem de acordo com os seus padrões de altruísmo. 6. Eles têm um ego extremamente frágil.

Os narcisistas altruístas têm um senso de identidade muito frágil que depende muito da validação externa. Eles se alimentam de elogios e reconhecimento por suas boas ações e quando não recebem a apreciação que esperavam, isso os magoa profundamente. Tanto que pode até deixá-los com raiva.

Sua autoestima é muito instável e frágil e eles precisam da validação dos outros para se sentirem bem consigo mesmos. Sem isso, a insegurança e os sentimentos de inutilidade se instalam muito rapidamente. 7. Eles podem ser muito manipuladores e exploradores.

Um dos sinais sutis de um narcisista altruísta é que ele usa sua “bondade” como ferramenta para controlar os outros. Cada vez que eles fazem algo de bom para alguém, há uma expectativa de receber algo em troca - se você não quer nada deles agora, terá que retribuir o favor mais tarde.

E quando chegar o momento em que você precisar de algo deles, o inferno cairá sobre você se você não pagar imediatamente o que deve. É quase como se a generosidade deles tivesse um custo oculto, já que essa coisa de tratar os “outros” é na verdade apenas uma transação comercial onde favor após favor deve ser concedido até que um dia a dívida seja paga.


63 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page