top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

O Narcisista Desmascarado: Como Reagem?

O narcisismo é um traço de personalidade complexo e, quando um narcisista é exposto, suas reações podem variar. No entanto, algumas respostas comuns surgem após o desmascaramento.


Raiva e Frustração:

A primeira reação comum é a raiva. O narcisista percebe que sua máscara foi retirada e que suas manipulações não estão mais funcionando. Eles podem direcionar sua raiva para aqueles que os desmascararam, buscando culpar os outros por sua exposição.


Vitimização:

Alguns narcisistas tentam se fazer de vítimas. Eles alegam que estão sendo injustamente acusados e perseguidos, buscando simpatia e apoio para inverter a situação em seu favor.


Intimidação e Retaliação:

Em situações extremas, o narcisista pode tentar intimidar ou retaliar aqueles que o desmascararam. Isso pode incluir ameaças, difamação ou tentativas de prejudicar a reputação da pessoa que os expôs.


Reclusão Temporária:

Alguns narcisistas podem optar por se isolar temporariamente após a exposição. Isso pode ser uma estratégia para evitar confrontos e reorganizar sua estratégia de manipulação.


Busca por Novas Fontes de Suprimento:

Os narcisistas têm uma necessidade constante de admiração e atenção. Após serem desmascarados em um ambiente, podem procurar novas fontes de suprimento em outro lugar, como mudando de círculo social, relacionamento ou ambiente de trabalho.


É importante lembrar que a reação do narcisista à exposição pode variar. A exposição de um narcisista pode ser uma etapa importante no processo de proteção das vítimas e no seu próprio processo de cura. É fundamental buscar apoio emocional e psicológico para lidar com as consequências da exposição de um narcisista, uma vez que isso pode ser um processo desafiador e emocionalmente desgastante.

115 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A Dissimulação do Narcisista: A Arte da Mentira

O narcisista faz da mentira seu hobby favorito, e ele não poupa esforços para enganar a vítima e todos à sua volta. Para ele, suas próprias vontades e desejos estão acima de tudo, e ele não hesita em

A Ausência de Compreensão do Narcisista:

A empatia é a habilidade de compreender e compartilhar os sentimentos dos outros. Pessoas comuns utilizam a empatia para expressar o amor e o respeito que têm uns pelos outros. A empatia fortalece os

Cortando Contato com o Narcisista:

Cada briga e discussão com o narcisista faz a vítima se sentir pequena, solitária e vazia. Ao contrário de pessoas equilibradas psicologicamente, o narcisista nunca pede desculpas por tratar alguém de

Comments


bottom of page