top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

O que é a falsa empatia?

A empatia falsa é aparente em narcisistas ou psicopatas que não têm empatia.

Eles aprendem como reagir observando os outros reagirem em situações.

As pessoas que não têm empatia sabem que há algo de errado com elas.

As pessoas ao seu redor ficam impressionadas com seus comportamentos estranhos.

Eles esperam que seus filhos tenham a emoção apropriada em seus rostos em todos os eventos, quer queiram ou não. Não há choro ou demonstrações de medo ou hesitação. Sempre pareça feliz e sorria. E nunca, nunca chore. Isso é muito perturbador para um narcisista. Eles não entendem. Apenas sorria e aja como um soldado de brinquedo.

A pessoa que não tem empatia sabe que algo está errado. Eles estudam os outros para ver como eles reagem em situações onde mostrar emoção é importante.

Com o passar dos anos, eles ficam muito melhores com a falsa demonstração de emoção. A maioria de nós não perceberia que eles estão fingindo sentimentos.

Por exemplo, eles sabem na hora que algo triste acabou de acontecer. Eles estudam os outros para ver como essas pessoas reagem. Eles podem segurar um lenço no rosto e nos olhos em um funeral para parecer que estão chateados. Ou eles podem trazer flores quando você estiver doente.

Eles sabem que quando alguém está ferido, devem parecer tristes ou preocupados. A maioria das pessoas não perceberia que é fingimento. Com o tempo, eles podem convencer qualquer pessoa de que sua emoção é real.

Também conheço várias pessoas que carecem de empatia e estou familiarizado com suas reações. Percebi que eles podem sorrir e parecer felizes, mas nunca têm uma risada autêntica. Até o sorriso deles parece um pouco forçado quando você os conhece.

Eles compram presentes e enviam cartões para parecer que se importam, provavelmente mais do que a maioria, em momentos apropriados.

Alguns compram pequenos presentes com frequência para parecer que se importam, para amigos ou conhecidos quando os veem ou visitam, sabendo que isso é apropriado.

Seus sorrisos não são reais. Eles parecem bastante de madeira. Seus lábios se curvam de uma maneira estranha. Seus olhos contam a história.

Eles não choram. Mas eles podem fingir ser tristes muito bem.

Tendo estado muito próximo dos narcisistas, o que realmente comecei a notar foram suas reações a convites ou mortes ou a doenças de familiares próximos.

Alguns fazem piadas horrivelmente inapropriadas para tentar parecer engraçados. Então eles se perguntam por que as pessoas estão olhando para eles.

Eles começam a parecer realmente insensíveis quando você está muito perto deles.

Por exemplo, eles não percebem que é apropriado passar mais tempo com um parente doente; eles parecem muito insensíveis e não se preocupam em fazer as pequenas coisas que normalmente são esperadas.

Se você é afetado por eles, sente que eles realmente não se importam.

Eles são frios e despreocupados.

Eles cancelam convites sem perceber que estão ferindo sentimentos.

Essas reações começam a realmente saltar para você depois de anos de associação.

É frio e solitário na sombra deles.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A Dissimulação do Narcisista: A Arte da Mentira

O narcisista faz da mentira seu hobby favorito, e ele não poupa esforços para enganar a vítima e todos à sua volta. Para ele, suas próprias vontades e desejos estão acima de tudo, e ele não hesita em

A Ausência de Compreensão do Narcisista:

A empatia é a habilidade de compreender e compartilhar os sentimentos dos outros. Pessoas comuns utilizam a empatia para expressar o amor e o respeito que têm uns pelos outros. A empatia fortalece os

Cortando Contato com o Narcisista:

Cada briga e discussão com o narcisista faz a vítima se sentir pequena, solitária e vazia. Ao contrário de pessoas equilibradas psicologicamente, o narcisista nunca pede desculpas por tratar alguém de

Comments


bottom of page