top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

O que é inversão narcísica e como o narcisista a utiliza após o descarte da vítima atual?

A inversão narcísica é um conceito da psicologia que se refere a uma estratégia de defesa utilizada por algumas pessoas com traços narcisistas.

Ela ocorre quando o(a) narcisista projeta seus próprios sentimentos de inadequação e falhas em outras pessoas, em vez de aceitar essas emoções como parte de si mesmo(a). Em essência, o(a) narcisista inverte a percepção de suas próprias fraquezas, atribuindo-as àqueles ao seu redor, especialmente àqueles com quem têm relacionamentos íntimos.


Após o descarte da vítima atual, o(a) narcisista pode utilizar a inversão narcísica como uma maneira de justificar suas ações e racionalizar seu comportamento. Eles podem retratar a vítima como a pessoa responsável pelo fim do relacionamento, atribuindo-lhe características negativas, defeitos e alegando que a vítima era quem tinha problemas de personalidade. Isso lhes permite manter uma imagem inflada de si mesmos(a) e evitar enfrentar sua própria responsabilidade no término do relacionamento.


A inversão narcísica ocorre com maior frequência na fase do descarte. Ela vem acompanhada da campanha de difamação. É uma coisa bem simples de se compreender…

Tudo que o(a) narcisista fez com você, ela vai falar que foi a vítima quem fez; por exemplo:

Se o(a) narcisista era muito ciumento(a), te traiu, era arrogante e mentiroso(a). Ele(a) irá descartar a vítima e sairá gritando aos quatro ventos que te largou porque você era um(a) ciumento possessivo grosseirão mentiroso que, ainda por cima, a traiu com várias mulheres.


A inversão narcísica ocorre com maior frequência na fase do descarte. Ela vem acompanhada da campanha de difamação. É uma coisa bem simples de se compreender…

Tudo que o(a) narcisista fez com você, ele(a) vai falar que foi a vítima quem fez; por exemplo:

Se o(a) narcisista era muito ciumento(a), te traiu, era arrogante e mentiroso(a). Ele(a) irá descartar a vítima e sairá gritando aos quatro ventos que te largou porque você era um(a) ciumento(a) possessivo(a) grosseirão, mentiroso(a) que, ainda por cima, a(a) traiu com vários(a) homens ou mulheres.


Além disso, a inversão narcísica também pode ser uma tática de manipulação para desviar a atenção das ações prejudiciais do(a) narcisista, tornando mais difícil para a vítima receber apoio e compreensão de outras pessoas. Essa estratégia pode ser usada para confundir e minar a autoestima da vítima, o que torna mais difícil para ela(e) se recuperar emocionalmente e seguir em frente após o término do relacionamento com o(a) narcisista.


É importante notar que a inversão narcísica não é uma característica exclusiva de todos os(a) narcisistas, e nem todos os (a) narcisistas a utilizam. No entanto, é uma estratégia comum entre alguns indivíduos com traços narcisistas e pode ser prejudicial para as vítimas envolvidas nesses relacionamentos. É fundamental buscar apoio e orientação emocional se você estiver lidando com um relacionamento com um(a) narcisista ou se for uma vítima da inversão narcísica.

29 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page