top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

O que esperar do narcisista no DIA DOS NAMORADOS

O Dia dos Namorados é uma data tão esperada quando você está com a pessoa que você ama. Você planeja sair para jantar, comprar presentes ou ficar em casa e preparar aquela comida especial que a pessoa que você está gosta. Porém, com um narcisista, esse dia se torna uma oportunidade para te desanimar.


Se você está em um relacionamento com um narcisista, seja homem ou mulher, o Dia dos Namorados para essa pessoa serve para te fazer sentir-se para baixo. Tudo aquilo que você esperava que acontecesse acaba ocorrendo exatamente ao contrário. Eles sabotam todos os seus planos, dizem que vão sair para jantar, então você se arruma e fica esperando até quase desistir. Se você marcou para sair às 20horas, eles fazem você esperar e você acaba saindo às 21h30. Ou simplesmente cancelam os planos com você na última hora, te fazendo sentir rejeitado, triste e desiludido.


Se vocês terminaram o relacionamento, ele ou ela podem usar essa data para tentar voltar com você, enchendo-o de elogios e aparecendo em sua porta sem você esperar. Eles podem até fazer reserva no restaurante que você esperou meses para ir e nunca foi. Essa tática deles é chamada de "hoovering" e tem o objetivo de te atrair, te sugar de volta para o relacionamento, fazendo com que você comece a acreditar neles novamente e criando um novo ciclo de abuso.


Outra coisa que eles fazem quando vocês terminam é usar as redes sociais para te provocar ciúmes, postando fotos com outra pessoa, o novo "suprimento" deles. Aquela pessoa que agora é a nova vítima deles, o novo suprimento. Eles postarão fotos de coisas que estão fazendo, jantares, flores que receberam de presente, passeios. Mas lembre-se, isso é apenas uma ilusão. Faz parte do comportamento narcisista.


É essencial que você entenda que essas ações são feitas para te fazer sentir-se mal por dentro. Se você permitir que esses sentimentos te atinjam, estará permitindo que o narcisista vença. Não olhe as redes sociais dele ou dela, não espere nada dessa pessoa. E se você planejou algo, não fique sentado esperando. Levante-se e saia com amigos. Se o narcisista atrasar para o jantar e você sair com outra pessoa, apenas diga: "Sinto muito, eu esperei por você por 20 minutos e você não apareceu, então fiz outros planos." E pronto, encerre o assunto ali.


Sua felicidade só depende de você. Dependendo apenas de si mesmo para ser feliz. Quando você deixa sua felicidade depender de outra pessoa, você não está se valorizando. Se você não se valoriza, quem o fará?


Por: abuso emocional sos

40 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page