top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

O Suprimento Narcisista

Primeiro vamos entender o que é o suprimento narcisista:


Suprimento é toda a carga emocional que a vítima dá ao narcisista. É toda a devoção, a admiração, o "tempo" da pessoa…tudo isso é suprimento. A partir do momento que o(a) narcisista escolhe uma vítima e elege ela(e) como uma fonte de suprimento, essa pessoa vai ser a mantenedora desse narcisista nesse pedestal.

E, para manter esse(a) narcisista nesse pedestal, a vítima vai ficar se descabelando, chorando, fazendo e dizendo coisas em que ficará mostrando o tempo inteiro como esse(a) narcisista é incrível e maravilhoso.

As vítimas sempre são descartadas. Todas as vítimas, sem exceção, chegam no ponto do descarte. Mas o(a) narcisista elegeu uma vítima, ele(a) escolheu ela(e) para dar à ele(a) o suprimento e chega num determinado momento em que ele(a) descarta essa vítima.


A vítima é descartada porque o suprimento que ela dá é esgotável.

A vítima, num primeiro momento, foi idealizada por esse(a) narcisista, ela(e) veio com todo esse potencial e quando entra no ciclo começa a ter inevitavelmente uma "queda" na sua performance.


Essa vítima que conseguia antes fornecer um monte de coisas, começa a ter uma "queda" e quando ela(e) não é mais suficiente para provocar coisas mantendo o(a) narcisista nessa posição de ser superior (que ele acredita que tem) e que as vítimas reforçam com o suprimento que elas dão, o(a) narcisista parte em busca de outras fontes de suprimento (ele(a) precisa de outras fontes) que forneçam esse suprimento para ele(a).


Nunca esqueça disso: a vítima é uma fonte ESGOTÁVEL, é como se tivesse um prazo de validade. É como se você pegasse uma pilha, por exemplo, que tem um limite "x" de energia e você coloca num brinquedo e esse brinquedo fica funcionando freneticamente e, com o tempo, a energia vai acabando e o próprio ciclo vai fazendo com que a pessoa fique cada vez mais desgastada, cada vez mais confusa.


O abuso em si, o domínio que o narcisista exerce sobre a vítima, vai fazendo com que perca a "graça" porque a "graça" para ele(a), está exatamente no jogo do "controlar" (fazer com que a pessoa fique cada vez mais "dominada"). A partir do momento em que a pessoa já está completamente dominada ela já faz todos os movimentos "previstos" pelo(a) narcisista e ele(a) fica "enjoado" daquela fonte de suprimento.


O suprimento é interessante para o(a) narcisista porém é esgotável e, por isso, as vítimas são descartadas. Quando uma vítima é PUXADA de volta (quando lá na frente o(a) narcisista volta e puxa essa pessoa de volta para o ciclo), ele(a) retorna quando a vítima já "caminhou" um pouco, quando a vida dela(e) andou, quando ela(e) já está um pouco melhor, quando ela(e) já tem a vida refeita um pouco, quando o(a) narcisista já usou outras fontes e estas já estão com o suprimento mais "baixo".


Então, o(a) narcisista sabe que tem ali naquela fonte anterior o tipo de suprimento que ela(e) gera, e ele(a) volta para essa pessoa porque ele(a) "marcou" essa pessoa e sabe o potencial que ela(e) tem.

Esses ciclos (quando o(a) narcisista volta), são ciclos mais curtos, mais rápidos, pois a vítima volta a dar o suprimento por um tempo e depois esgota de novo. As voltas passam a ser mais curtas, mais intensas e cada vez piores. É assim que acontece.


O suprimento é extremamente importante, é isso o que o(a) narcisista busca nas vítimas as quais ele se relaciona, mas as vítimas são fontes esgotáveis e, por isso, elas são descartadas. Se ele está lhe procurando é porque ele quer lhe manter no ciclo de abuso novamente

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A Dissimulação do Narcisista: A Arte da Mentira

O narcisista faz da mentira seu hobby favorito, e ele não poupa esforços para enganar a vítima e todos à sua volta. Para ele, suas próprias vontades e desejos estão acima de tudo, e ele não hesita em

A Ausência de Compreensão do Narcisista:

A empatia é a habilidade de compreender e compartilhar os sentimentos dos outros. Pessoas comuns utilizam a empatia para expressar o amor e o respeito que têm uns pelos outros. A empatia fortalece os

Cortando Contato com o Narcisista:

Cada briga e discussão com o narcisista faz a vítima se sentir pequena, solitária e vazia. Ao contrário de pessoas equilibradas psicologicamente, o narcisista nunca pede desculpas por tratar alguém de

Comments


bottom of page