top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

O Tratamento de Silêncio

O "Tratamento de Silêncio" no abuso narcisista, não acontece de uma hora para outra. Assim como as outras etapas do ciclo de abuso, acontece maneira gradual.


O Tratamento de Silêncio vai acontecer quando a vítima já estiver dependendo totalmente da figura do(a) abusador(a).

Após a vítima ter sido colocada "lá em cima" num pedestal, depois do Love Bombing, quando ela(e) estiver completamente VICIADA(o) na figura do(a) abusador(a), é o momento em que ela começa a ser colocada "de escanteio".

Por exemplo, numa conversa de qualquer rede social, a vítima vê que o(a) narcisista está online, mas ele não responde.


Ou, a vítima pode se produzir inteirinha mas ele(a) não elogia ela(e) é como se o(a) narcisista perdesse o interesse e a vítima age como se "precisasse se superar", ela(e) precisa fazer "cada vez mais" (é como se ela(e) estivesse errando em alguma coisa), então começa um sentimento de culpa e a necessidade de superação (como se a vítima não fosse boa o suficiente).


Nesses movimentos, o(a) narcisista faz também um "relaxamento", ou seja, ela dá de volta um pouco de atenção e isso faz com que a vítima fique confusa pois ele(a) SE DISTANCIA MAS ELE(a) VOLTA isso faz parte de um condicionamento, para a vítima entender que ele(a) está sempre por perto, "ele(a) vai mas ele(a) volta".


Quando o(a) narcisista realiza o descarte e aplica o tratamento de silêncio de uma maneira muito mais incisiva e deixa a vítima sem informação nenhuma, a vida dessa pessoa para porque ela(e) fica esperando que esse(a) abusador(a) volte porque ela(e) foi CONDICIONADA(o) a isso.

O(a) narcisista faz isso de maneira PENSADA, ELE(a) SABE EXATAMENTE O QUE ELE(a) ESTÁ FAZENDO.


Enquanto a vítima está "no tratamento de silêncio" SOFRENDO, ANGUSTIADA(o), DESESPERADA(o), TENTANDO ENTENDER O QUE ACONTECEU, se perguntando POR QUÊ ELA(e) ESTÁ SEM INFORMAÇÃO NENHUMA, POR QUÊ ELE NÃO RESPONDE ou POR QUÊ A FALTA DE CONTATO, o(a) abusador(a) está VIVENDO OUTRA ETAPA DO CICLO DE ABUSO COM OUTRA PESSOA.

Isso não significa que o(a) narcisista "nunca vai voltar" porque ELES SEMPRE VOLTAM, mas ele(a) volta EM OUTRO MOMENTO, quando ele(a) precisa de "suprimento" e quando a vítima já está REFEITA.


Apesar de ser muito difícil, o Tratamento de Silêncio é a oportunidade perfeita para a vítima fazer o Contato Zero. Esse é o momento para a vítima se refazer, seja fisicamente, seja mentalmente além de aproveitar o "descarte" e o "tratamento de silêncio" para se cuidar, se distanciar e entender o que estava vivendo e quem era aquela pessoa.


Quando a vítima descobre que o abuso praticado por um(a) narcisista possui um procedimento padrão, todas aquelas dúvidas que ela(e) carregou durante muito tempo, se desfazem.

É o momento da revelação, mas mais do que isso (e o mais importante), é o momento da libertação, onde a vítima enxerga que aquela pessoa (que era o máximo), não passa de uma pessoa insegura, infeliz, medíocre e vazia.


Todo aquele "encantamento" que "prendia" a vítima, se desfaz e a liberdade de se autoconhecer e seguir em frente sem olhar para trás toma conta da vítima. É uma sensação totalmente possível e libertadora!

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A Dissimulação do Narcisista: A Arte da Mentira

O narcisista faz da mentira seu hobby favorito, e ele não poupa esforços para enganar a vítima e todos à sua volta. Para ele, suas próprias vontades e desejos estão acima de tudo, e ele não hesita em

A Ausência de Compreensão do Narcisista:

A empatia é a habilidade de compreender e compartilhar os sentimentos dos outros. Pessoas comuns utilizam a empatia para expressar o amor e o respeito que têm uns pelos outros. A empatia fortalece os

Cortando Contato com o Narcisista:

Cada briga e discussão com o narcisista faz a vítima se sentir pequena, solitária e vazia. Ao contrário de pessoas equilibradas psicologicamente, o narcisista nunca pede desculpas por tratar alguém de

Comments


bottom of page