top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

Onde começou minha atração por companheiros narcisistas?

Se você acha que costuma se sentir atraído por pessoas narcisistas como parceiros, é provável que esteja repetindo inconscientemente um padrão de infância que começou com um de seus pais que tinha um Transtorno de Personalidade Narcisista. Há uma série de fatores contribuintes:

  • Parece normal.

Sua experiência de infância com seu pai narcisista tornou esse tipo de padrão de relacionamento disfuncional muito familiar para você. Parece natural para você porque era a norma em sua casa.

  • Você está acostumado com a inconsistência.

Quando um dos pais tem um Transtorno de Personalidade Narcisista, ele ou ela é incapaz de lhe dar amor consistente. Os pais narcisistas têm o que considero um padrão “ON/OFF” de relacionamento com seus filhos. Você recebe amor e atenção intensos quando os agrada ou quando eles estão dispostos a prestar atenção em você (o estado “ON”). Então, quando eles ficam entediados, zangados com você ou distraídos por algum outro interesse, você é totalmente ignorado ou desvalorizado (o estado “OFF”).

  • Você é inseguro.

Esse padrão instável deixou você inseguro e insatisfeito quando criança. Se você reclamou, seu pai narcisista transferiu a culpa para você - nada é culpa de um narcisista, então você deve ser um filho mau. Como adulto, é muito provável que você se sinta inseguro e inconscientemente duvide de que merece amor incondicional e bom tratamento.

  • Você anseia por intensidade.

Na idade adulta, você busca um relacionamento que contenha a intensidade do estado “ON” de seu pai narcisista, mas os relacionamentos com “pessoas normais” são mais lentos para se desenvolver e menos intensos porque eles têm gradações de sentimentos (não apenas intensos “ON” e estados “OFF”). Isso o torna vulnerável à intensidade e velocidade do típico namoro narcisista.

  • Você está inconscientemente buscando “recomeçar” o relacionamento com seu pai narcisista.

No final das contas, seu relacionamento com seu pai narcisista foi insatisfatório. Seria natural querer outra chance de obter o amor e a atenção consistentes que você perdeu. Agora que você é um adulto, isso significa escolher alguém que é como seu pai narcisista em alguns aspectos significativos, que parece querer lhe dar tudo o que você perdeu quando criança - amor total, atenção e apoio.


Punchline: Nosso relacionamento com nossos pais é talvez a maior influência individual sobre o tipo de pessoa que escolhemos como companheiro. Se um de nossos pais teve Transtorno de Personalidade Narcisista, isso nos torna mais propensos a nos relacionarmos com pessoas narcisistas por todos os motivos acima.



VIDEO:



créditos: Quora, Elionor greenberg

11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page