top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

Onze aspectos associados à baixa autoestima, após relacionamento com um narcisista

  • Falta de uma identidade sólida:

Uma vítima de um narcisista frequentemente tem uma identidade frágil, moldada pela influência narcisista. Ela tende a ver a si mesma através dos olhos do narcisista, renunciando à sua própria essência.


  • Frustração nas realizações pessoais:

As tentativas de realização pessoal da vítima são frequentemente frustradas, pois ela carece de uma noção concreta de seus interesses, motivações e talentos. Isso a mantém em uma busca incessante por autoconhecimento.


  • Perfeccionismo:

A vítima muitas vezes luta com o perfeccionismo, acreditando que tudo o que faz deve alcançar um padrão irrealisticamente alto. Ela questiona seus esforços se eles não atingem esse padrão, levando à autorrejeição.


  • Dúvidas sobre competência:

A vítima tende a questionar constantemente seus próprios méritos, mantendo uma distância emocional de seus objetivos. Visualizar um futuro de sucesso independente é uma atividade surreal para ela.


  • Autossabotagem:

A vítima cria uma barreira emocional ao seu amor-próprio devido à convicção de que não é digna de amor e respeito. Ela tem dificuldade em se sentir valorizada e mascara seus verdadeiros sentimentos, reagindo de maneira artificial a demonstrações de afeto.


  • Sensibilidade às críticas:

A vítima tende a ser sensível às críticas devido a feridas emocionais antigas. Isso pode levá-la a reagir de forma extrema a comentários negativos, o que, por sua vez, limita seu crescimento pessoal.


  • Medo de cometer erros:

O medo de cometer erros é uma fonte de ansiedade constante para a vítima. Ela evita experiências novas devido à perspectiva de falha e procrastina em suas tentativas de autossuperação.


  • Visão distorcida de si mesma:

A vítima muitas vezes tem uma visão distorcida de si mesma, desvalorizando sua autoestima e dependendo da validação externa para se sentir completa.


  • Dificuldade em compreender sentimentos:

A vítima se desconecta de seus próprios sentimentos ao longo do tempo, focando em satisfazer os outros para evitar confrontos com o narcisista.


  • Motivação pela culpa:

A vítima age frequentemente motivada pela culpa, negligenciando suas próprias necessidades para evitar sentimentos de culpa.


  • Dificuldade em dizer não:

A vítima teme a rejeição e evita conflitos a todo custo, muitas vezes concordando com os outros para manter a harmonia, mesmo que isso signifique negar suas próprias vontades.


Superar esses padrões de comportamento requer reconhecer a influência do narcisismo e trabalhar na construção de uma autoestima saudável e independente.

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A Dissimulação do Narcisista: A Arte da Mentira

O narcisista faz da mentira seu hobby favorito, e ele não poupa esforços para enganar a vítima e todos à sua volta. Para ele, suas próprias vontades e desejos estão acima de tudo, e ele não hesita em

A Ausência de Compreensão do Narcisista:

A empatia é a habilidade de compreender e compartilhar os sentimentos dos outros. Pessoas comuns utilizam a empatia para expressar o amor e o respeito que têm uns pelos outros. A empatia fortalece os

Cortando Contato com o Narcisista:

Cada briga e discussão com o narcisista faz a vítima se sentir pequena, solitária e vazia. Ao contrário de pessoas equilibradas psicologicamente, o narcisista nunca pede desculpas por tratar alguém de

Comments


bottom of page