top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

Por que é tão difícil sair de um relacionamento com narcisista mesmo depois de tantos anos? Por que


Por que ainda temos aquela sensação de que vai dar tudo certo no hoovering?

O Narcisista te faz viciar nele logo que ele consegue captar sua atenção para encontrar uma abertura e entrar em sua vida.


A Programação Neurolinguística (PNL) chama isso de Calibração, que é um processo em que, por meio da observação de aspectos de linguagem não verbal, é possível captar o estado emocional experimentado por uma pessoa num determinado momento. Portanto, a calibração é essencialmente perceber o que está acontecendo com outra pessoa.


Ele começa a observar seus gostos, preferências, valores, modo de pensar e muito mais, incluindo o que você não gosta, o que você odeia, o que te assusta, seus pontos fracos e fortes, o que te faz sentir bem, mal, feliz e triste.


Quando o narcisista consegue fazer isso, já tem o que precisa para iniciar a manipulação emocional. Ele começa a te espelhar (Mirroring) para criar um vínculo emocional. Isso envolve copiar o comportamento da pessoa, tanto em gestos, tom de voz, humor e outras características. Dessa forma, é possível estimular na vítima uma empatia ainda maior.


Em seguida, ele começa a fazer você sentir que ele é inteiramente seu (Love Bombing). Nessa fase, ele te entrega tudo o que você quer, cria muitas dívidas de gratidão, seja com presentes, favores, e te dá poder, deixando seu ego nas alturas. Ele faz você sentir que o tem nas mãos, gerando emoções positivas em você e preenchendo qualquer vazio que possa existir.


Quando ele percebe que você está começando a desenvolver um vício nele, ele cria uma situação para gerar um certo estresse emocional, ciúmes, tensão, raiva ou alguma outra emoção negativa. Isso quebra a monotonia e faz você desejar que ele volte a ser como antes.


Nesse momento, a vítima sente uma perda de controle sobre o narcopata, algo que antes acreditava possuir.

Quando o narcisista nota que a vítima já atingiu um bom nível de estresse, ele magicamente volta a tratá-la bem, dar atenção, carinho e afeto. A vítima se sente bem, experimentando uma sensação maravilhosa de "fazer as pazes". Essa variação emocional gera um vício. Alguns chamam esse ciclo de "esquenta e esfria" de montanha-russa.


A vítima fica viciada nesses momentos de carinho após as brigas, e isso se repete tantas vezes que, conforme estudos mostram, emoções fortes viciam. É por isso que você conhece tantas pessoas que permanecem em relacionamentos turbulentos por anos, com brigas constantes.

Com o passar do tempo, o narcisista patológico vai jogar esse jogo cada vez mais, e você precisará investir mais no relacionamento enquanto ele investe cada vez menos, até que a desvalorização comece e, eventualmente, o descarte.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como evitar a entrada de um narcisista na sua vida?

Tudo começa com a sedução e o encantamento, geralmente, a porta de entrada para um narcisista será a identificação de suas necessidades emocionais. Essas necessidades podem abranger várias áreas, tais

Comments


bottom of page