top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

Por que o narcisista utiliza os "macacos voadores"?

Primeiramente, o(a) narcisista tem um gosto particular por desacreditar a vítima. Eles fazem questão de minar sua credibilidade para que você não possa revelar sua verdade ou, pior ainda, para que você se sinta tão envergonhado ou apavorado que opte por permanecer em silêncio e engolir tudo.

Em alguns casos, o(a) narcisista pode estar ciente de que você tem a coragem de compartilhar sua verdade com pessoas próximas a você, como amigos, colegas de trabalho, familiares e na comunidade em geral. Eles farão de tudo para evitar que isso aconteça, e sua estratégia é desacreditar você a ponto de as pessoas não terem certeza de quem está realmente dizendo a verdade. Às vezes, na tentativa de explicar-se e comunicar sua verdade, você pode até parecer estar mentindo.

É comum o(a) narcisista recrutar macacos voadores com quem você não tem relacionamento direto. Por exemplo, imagine que você conseguiu um novo emprego e um colega de trabalho começou a atacá-lo, competindo de forma invejosa em relação às suas habilidades, posição na empresa, ou alianças. Qualquer forma de competição movida por inveja pode desencadear a criação ou recrutamento de macacos voadores pelo(a) narcisista para se oporem a você.

O(a) narcisista utiliza essas pessoas para executar o abuso em seu lugar, evitando assim se envolver diretamente e sujar suas próprias mãos.


Eles recorrem à pressão do grupo contra você

O(a) narcisista se vale da pressão do grupo contra você, com o objetivo de fazer com que você se sinta isolado e inseguro em relação à sua própria realidade.

Lidar com uma situação em que você está sendo alvo de "gaslighting" (manipulação psicológica para fazer você duvidar de sua própria sanidade) por parte de um(a) narcisista já é desafiador o suficiente. No entanto, a situação pode se tornar ainda mais complicada quando você é confrontado(a) por um grupo de pessoas que acreditam firmemente na versão do(a) narcisista da realidade. Nesse cenário, você pode se sentir verdadeiramente isolado(a) e, provavelmente, será tentado(a) a questionar sua própria percepção da realidade. É nesse contexto que os "macacos voadores" podem se tornar aliados poderosos do(a) narcisista.



18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A Dissimulação do Narcisista: A Arte da Mentira

O narcisista faz da mentira seu hobby favorito, e ele não poupa esforços para enganar a vítima e todos à sua volta. Para ele, suas próprias vontades e desejos estão acima de tudo, e ele não hesita em

A Ausência de Compreensão do Narcisista:

A empatia é a habilidade de compreender e compartilhar os sentimentos dos outros. Pessoas comuns utilizam a empatia para expressar o amor e o respeito que têm uns pelos outros. A empatia fortalece os

Cortando Contato com o Narcisista:

Cada briga e discussão com o narcisista faz a vítima se sentir pequena, solitária e vazia. Ao contrário de pessoas equilibradas psicologicamente, o narcisista nunca pede desculpas por tratar alguém de

Comments


bottom of page