top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

Por que os narcisistas acumulam relacionamentos malsucedidos? É simples.

É fundamental compreender que, em 99% dos casos, as pessoas que sofrem desse transtorno são colecionadoras de relacionamentos e, em essência, todos seguem um padrão: idealização, desvalorização e descarte.

Vamos nos concentrar no terceiro ponto:

Os narcisistas tendem a ser altamente miméticos e projetivos. Por essa razão, ao menor sinal de dificuldades sociais, incertezas financeiras ou mesmo um defeito comum por parte da vítima (por favor, somos todos humanos, com qualidades e defeitos), eles rapidamente desmantelam a ilusão de um relacionamento "perfeito" (é realmente realista acreditar que os narcisistas sonham com relações absolutamente imaculadas para todo o sempre? A resposta é SIM! Eles idealizam isso... daí o termo TRANSTORNO!).

O amor da vítima já os incomoda, porque a vítima é capaz de sentir algo que eles, pelo menos de maneira saudável, não conseguem. Isso desperta neles uma fúria narcísica, pois a vítima, em sua visão, possui uma qualidade que eles não têm, e eles são altamente competitivos nesse sentido.

Lamentavelmente, juntamente com essa dinâmica, surgem traições (por parte dos narcisistas, é claro), a descoberta de inúmeras mentiras, grosserias, passividade agressiva, tratamento de silêncio e uma série de comportamentos nocivos.

Assim, a vítima pode desenvolver sintomas de estresse agudo ou até cair em depressão. Os narcisistas, por não serem empáticos e relutarem em mostrar qualquer utilidade além da fase de idealização (a menos que seja conveniente para eles), entendem que o relacionamento está fadado ao fracasso. Portanto, eles partem para outra relação, encaixando-se perfeitamente nos seguintes rótulos:

  • Parasitas de relacionamento.

  • Aproveitadores dissimulados.

  • Mentirosos patológicos e sem escrúpulos.

  • Vampiros emocionais.

É por esses motivos que os relacionamentos deles frequentemente naufragam, o que é, na verdade, uma expectativa. Se a vítima não estiver muito atenta, pode desenvolver sintomas de estresse pós-traumático, sendo a depressão o sintoma principal. E, para os narcisistas, eles simplesmente seguem em frente para o próximo relacionamento, como se nada tivesse acontecido.

NENHUM CONTATO! NENHUM CONTATO!

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

TERAPIA É UM PROCESSO DE "CURA"

A terapia representa uma caminhada significativa em direção ao autodescobrimento e renovação pessoal. Este percurso, embora repleto de desafios, é fundamentado na dedicação contínua, na paciência para

Narcisismo Oculto e Mídias Sociais

Em nossa era digital, as mídias sociais se tornaram um espelho ampliado da sociedade, refletindo as complexidades, as belezas e, por vezes, as sombras de nossa natureza humana. Entre essas sombras, o

Commentaires


bottom of page