top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

Por que os narcisistas dão tratamento de silêncio?

Os(a) narcisistas costumam adotar um tratamento silencioso para fazer você sentir que cometeu algum erro.

Você se questiona: qual foi a transgressão? O que foi dito? O que foi feito?

Você daria qualquer coisa para que eles voltassem a falar com você.

Os(a) narcisistas utilizam o silêncio como uma estratégia para enfraquecê-lo, torná-lo mais obediente, mais ansioso por agradar e, em última instância, mais submisso.

Essa tática também se assemelha a uma técnica de interrogatório eficaz. Você se sentirá inclinado a revelar tudo, vender a si mesmo e aos outros, apenas para cessar esse terrível sentimento e permitir que o amor volte a fluir.

Se você se importa com alguém, normalmente se esforça para esclarecer mal-entendidos e evitar que os sentimentos azedem. Você prefere discutir qualquer problema do que deixá-lo sem solução.

Os(a) narcisistas, no entanto, adoram criar barreiras na comunicação, pois isso se torna uma ferramenta perfeita para minar sua independência e forçá-lo a ceder às suas exigências.

Eles raramente têm algo significativo para dizer.


Eles raramente têm algo de valor a comunicar. Sua habilidade de se expressar de maneira significativa ou construtiva geralmente é limitada pelo seu desejo de manipulação e controle.

Assim, quando você tenta resolver um desentendimento ou conflito com um(a) narcisista, muitas vezes se encontra em um beco sem saída. Eles podem permanecer em silêncio, deixando você com a sensação de culpa e confusão, sem receber nenhum esclarecimento ou resolução. Isso serve ao propósito de manter seu poder sobre você, deixando-o ansioso por reatar a comunicação, mesmo que seja apenas para atender às suas demandas.


32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A Dissimulação do Narcisista: A Arte da Mentira

O narcisista faz da mentira seu hobby favorito, e ele não poupa esforços para enganar a vítima e todos à sua volta. Para ele, suas próprias vontades e desejos estão acima de tudo, e ele não hesita em

A Ausência de Compreensão do Narcisista:

A empatia é a habilidade de compreender e compartilhar os sentimentos dos outros. Pessoas comuns utilizam a empatia para expressar o amor e o respeito que têm uns pelos outros. A empatia fortalece os

Cortando Contato com o Narcisista:

Cada briga e discussão com o narcisista faz a vítima se sentir pequena, solitária e vazia. Ao contrário de pessoas equilibradas psicologicamente, o narcisista nunca pede desculpas por tratar alguém de

Comments


bottom of page