top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

Quais são as diferenças borderline e uma personalidade narcisista?

Alguns dos comportamentos das pessoas com Transtorno da Personalidade Borderline e daquelas com Transtorno da Personalidade Narcisista podem parecer superficialmente semelhantes a olhos não treinados. Ambos têm estilos altamente emocionais profundamente enraizados que podem parecer igualmente ilógicos para alguém que recebeu sua raiva.

Quando alguém com TPB está gritando com você ou acusando você, pode ser difícil parar e perceber como isso é diferente de alguém com TPN fazendo algo semelhante.

Mas... quando olhamos mais de perto e sabemos o que procurar, é bastante fácil ver que o TPB e o TPN são muito diferentes no que diz respeito aos seus motivos subjacentes, questões emocionais, “gatilhos” e estratégias de vida.


Se eles são tão diferentes, por que as pessoas os confundem?

  • Ambos os grupos carecem de "relações de objeto inteiro"

Eles não podem ver a si mesmos e às outras pessoas de uma maneira estável que inclua simultaneamente atributos bons e ruins. Isso resulta em um pensamento preto e branco sem nuances. Se você não é totalmente bom, deve ser totalmente mau.

  • Ambos os grupos carecem de "constância do objeto"

Eles não conseguem manter seus sentimentos emocionais positivos em relação a alguém (ou a si próprios) quando se sentem magoados, desapontados, frustrados ou zangados com a pessoa. Em vez disso, eles “perdem” todos os seus sentimentos positivos em relação à pessoa e todo o sentido da história positiva do passado que sustentava os bons sentimentos. O amor se transforma em ódio em um momento.

  • Ambos os grupos tendem a ter relacionamentos pessoais instáveis

Sem “relações de objeto total” e “constância de objeto”, é difícil manter relacionamentos íntimos com outras pessoas. Tanto aqueles com TPB quanto com TPN tendem a ter uma história de relacionamentos relativamente breves que geralmente terminam mal.


UMA BREVE COMPARAÇÃO DE TPB E TPN

  • Motivos Subjacentes

TPB: Buscar amor e carinho.

TPN: Buscar validação de sua autoestima.

  • O que eles temem

TPB: Que eles são inerentemente desagradáveis. Que serão abandonados ou engolfados pelas necessidades emocionais da outra pessoa.

TPN: Que eles são lixo inerentemente sem valor. Que eles serão publicamente expostos como uma fraude e imperfeita.

  • Principais gatilhos

TPB: Qualquer coisa que estimule o medo do abandono.

TPN: Qualquer coisa que ameace sua autoestima.

  • Déficits Principais

TPB: Dificuldades com autocuidado rotineiro e planejamento de longo prazo. Dificuldade em ficar sozinho. Dificuldade em tolerar emoções negativas sem imediatamente fazer algo para se distrair.

TPN: Dificuldade em ver as outras pessoas como iguais. Constrói hierarquias de status e vê todos como "acima" ou "abaixo" deles. Pouca ou nenhuma empatia por outras pessoas, associada a uma hipersensibilidade a desprezos percebidos.

  • Por que eles ficam com raiva

TPB: Eles se sentem abandonados.

TPN: Eles sentem que estão sendo desrespeitados.

  • Por que eles te desvalorizam

TPB: Eles querem puni-lo por abandoná-los.

TPN: Eles querem apoiar sua autoestima colocando você abaixo deles na hierarquia de status escolhida. Isso pode ser porque eles se sentem desafiados ou criticados por você, ou simplesmente para entretenimento, ou porque se sentem no direito de menosprezar outras pessoas.

  • Pontos fortes

TPB: Eles são frequentemente pessoas calorosas, divertidas e criativas. Seu apego é a cola que mantém muitos relacionamentos juntos.

TPN: Muitos narcisistas sustentam sua autoestima trabalhando duro para chegar ao topo. Nesse processo, eles criam negócios que geralmente beneficiam outras pessoas. Sempre que vejo uma nova ala hospitalar com o nome de alguém em destaque, geralmente presumo que um narcisista rico fez algo de útil para apoiar sua autoestima.


Punchline: para entender as principais diferenças entre o Transtorno de Personalidade Borderline e o Transtorno de Personalidade Narcisista, você precisa ver o que motiva o comportamento deles.

154 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A Dissimulação do Narcisista: A Arte da Mentira

O narcisista faz da mentira seu hobby favorito, e ele não poupa esforços para enganar a vítima e todos à sua volta. Para ele, suas próprias vontades e desejos estão acima de tudo, e ele não hesita em

A Ausência de Compreensão do Narcisista:

A empatia é a habilidade de compreender e compartilhar os sentimentos dos outros. Pessoas comuns utilizam a empatia para expressar o amor e o respeito que têm uns pelos outros. A empatia fortalece os

Cortando Contato com o Narcisista:

Cada briga e discussão com o narcisista faz a vítima se sentir pequena, solitária e vazia. Ao contrário de pessoas equilibradas psicologicamente, o narcisista nunca pede desculpas por tratar alguém de

Σχόλια


bottom of page