Vamos começar com o eficaz "CONTATO ZERO". Como o nome sugere, essa abordagem implica em bloquear completamente todo acesso que o(a) narcisista ou qualquer outra pessoa manipuladora tenha a você.
Sim, é como fechar a porta e sumir do mapa, como se a pessoa tivesse desaparecido. Você pode bloquear nas redes sociais, evitar os lugares frequentados por essa pessoa, se afastar de amigos e familiares em comum, mudar de endereço, academia, número de telefone, até mesmo de igreja, enfim, você adaptará isso à sua própria realidade.
No entanto, é importante ressaltar que isso não se trata de uma forma de punir o abusador.
O "CONTATO ZERO" é uma questão de sobrevivência, especialmente quando você percebe que está totalmente confuso e manipulado dentro de um relacionamento. É um método recomendado por especialistas em saúde mental para que você se distancie e se fortaleça em uma relação abusiva.
O "CONTATO ZERO" cria a distância necessária para que você enxergue os fatos com clareza, tome consciência do que está acontecendo em sua vida e recupere o controle! Mesmo que no início possa sentir solidão e até mesmo nostalgia, com o tempo, essa abordagem se torna libertadora. O "CONTATO ZERO" é uma decisão para a vida toda, especialmente se você esteve envolvido com um(a) narcisista.
Uma dica importante: Aproveite o momento do desaparecimento dele(a) e vá embora! Mas lembre-se... nunca avise que está saindo!
No entanto, se você ainda tiver laços com o(a) abusador(a) que o(a) obriguem a manter contato de vez em quando (por exemplo, filhos, questões legais, contratos, trabalho), é aconselhável aplicar o método "PEDRA CINZA".
Sabe quando você faz aquela "cara de paisagem"?
É basicamente agir com o mínimo de interações possível para não despertar interesse no(a) narcisista ou em qualquer outra pessoa invejosa e abusiva. Isso inclui não demonstrar reações ou emoções, nem compartilhar informações relevantes sobre sua vida.
Deve até mesmo economizar palavras (um simples "ok", "obrigado", "bom dia", "aham", "tchau"). Seja apático, desapegado e tão "sem graça" quanto uma pedra cinza à beira de um rio, onde todas as outras pedras são cinzas, iguais e sem destaque!
O objetivo é causar tédio ao abusador(a), tornando-se desinteressante. No entanto, é importante destacar que o método "PEDRA CINZA" é mais desafiador de adotar do que o "CONTATO ZERO", pois esses encontros esporádicos podem desencadear ansiedade na vítima e podem ser situações em que o(a) abusador(a) tentará trazê-la(o) de volta ao jogo de manipulações (hoovering), assim iniciando todo o ciclo novamente.
Comments