O termo "love bombing" pode ser interpretado como uma retomada da idealização?
É importante destacar que o "love bombing" é diferente da idealização, mas muitas vezes representa a consumação dela. Quando um narcisista reestabelece um relacionamento, esse processo é conhecido como "hoovering".
Costumo chamar essa fase de "pós-descarte". Geralmente, o "love bombing" não ocorre como na fase inicial, mas há uma retomada da idealização.
O abuso é cíclico, e é por isso que evitamos falar em descarte definitivo, pois o narcisista vê a vítima como um objeto, dada a importância que ele atribui a si mesmo e às suas necessidades na busca por suprimento.
O "love bombing" emerge como uma consequência da idealização, onde o narcisista acredita estar profundamente apaixonado. Embora seja mais comum no início do relacionamento, pode ocorrer em diferentes formas e intervalos de tempo (alguns duram mais, outros menos).
Existem certos fatores que nos auxiliam a compreender esse fenômeno no contexto do narcisismo patológico.
Após o descarte, quando o narcisista atrai a vítima de volta (hoover), o que se segue não é o "love bombing", mas sim a desvalorização, com mentiras, traições e, em alguns casos, até um novo descarte.
O ciclo de abuso persiste.
Comments