top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

Um narcisista retomar a idealização de uma vítima anteriormente descartada?

O termo "love bombing" pode ser interpretado como uma retomada da idealização?


É importante destacar que o "love bombing" é diferente da idealização, mas muitas vezes representa a consumação dela. Quando um narcisista reestabelece um relacionamento, esse processo é conhecido como "hoovering".

Costumo chamar essa fase de "pós-descarte". Geralmente, o "love bombing" não ocorre como na fase inicial, mas há uma retomada da idealização.

O abuso é cíclico, e é por isso que evitamos falar em descarte definitivo, pois o narcisista vê a vítima como um objeto, dada a importância que ele atribui a si mesmo e às suas necessidades na busca por suprimento.

O "love bombing" emerge como uma consequência da idealização, onde o narcisista acredita estar profundamente apaixonado. Embora seja mais comum no início do relacionamento, pode ocorrer em diferentes formas e intervalos de tempo (alguns duram mais, outros menos).

Existem certos fatores que nos auxiliam a compreender esse fenômeno no contexto do narcisismo patológico.

Após o descarte, quando o narcisista atrai a vítima de volta (hoover), o que se segue não é o "love bombing", mas sim a desvalorização, com mentiras, traições e, em alguns casos, até um novo descarte.

O ciclo de abuso persiste.


58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como evitar a entrada de um narcisista na sua vida?

Tudo começa com a sedução e o encantamento, geralmente, a porta de entrada para um narcisista será a identificação de suas necessidades emocionais. Essas necessidades podem abranger várias áreas, tais

Comments


bottom of page