top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

Como se Proteger de um Narcisista

Afetar o emocional de um narcisista é uma tarefa impossível pois eles não tem a empatia, os sentimentos deles são diferentes da pessoa que é empática, eles não "funcionam" da mesma maneira.


Os narcisistas são pessoas altamente persuasivas, com muita habilidade para fazer com que os outros vejam o mundo a sua maneira. É claro que os narcisistas tem os seus pontos fracos e existem algumas estratégias de comunicação para neutralizá-los como, por exemplo:


Não levar essas ameaças a sério (essa é uma boa maneira de mostrar a ele que não está intimidada).

Assim que notar que o(a) narcisista está tentando deixar você acuada, seja clara e, de uma forma tranquila, diga “não tenho medo de você e das suas ameaças. Pode fazer o que achar que deve. Não me afetará".


Aprenda a dizer NÂO:


O(a) narcisista tem muita dificuldade em escutar "não" porque acredita que sempre tem razão e que todos os seus desejos devem ser cumpridos. Se você disser não de uma forma assertiva e tranquila, o(a) narcisista, que já está acostumado a escutar sempre sim de você, ficará surpreso e extremamente incomodado.


Embora em um primeiro momento ele seguramente tentará manipulá-la (gritando, ameaçando, se fazendo de vítima), se você passar a dizer não com frequência, ele(a) mudará a imagem que tem ao seu respeito que é uma pessoa manipulável e buscará outra vítima.


Todo narcisista manipulador acha que é único, especial e que o outro existe para satisfazer as suas necessidades.


A relação com uma pessoa assim costuma ser muito desigual.

Uma das partes dá demais sem receber nada em troca.

Se você deseja acabar com o ciclo de abuso, dizer a frase "O mundo não gira a seu redor" pode ser um bom começo.

Especialmente se ela vem acompanhada de uma mudança de atitude. Você deve deixar de dar prioridade aos desejos dele(a) e passar a cuidar mais das suas próprias necessidades e interesses.


O(a) narcisista é impulsivo, não sabe esperar e quando deseja algo passa a pressionar o outro até conseguir o que quer.

É muito insistente, chegando a ser chato.

Pressionar também é uma estratégia usada por ele para não dar tempo para a outra pessoa refletir. Assim, se você não quer tomar uma decisão apenas por pressão (e correr o risco de se arrepender), seja clara e direta.

Você pode dizer “não gosto de me sentir pressionada a tomar uma decisão precipitada”, “não estou cômoda e não quero decidir tão rápido”, “preciso mais tempo para pensar e decidir o que fazer, enquanto isso, por favor, não me pressione.”


É muito chato quando alguém muda de assunto no meio de uma discussão, mas quando o outro faz isso para não assumir seus erros e a responsabilidade por seus atos, o jogo é bastante cruel.

Em uma discussão, o(a) narcisista é especialista em reverter o jogo para que pareça que a outra pessoa é culpada(o).


Se faz de vítima, muda o sentido do que foi dito e faz o possível para que o outro acredite que ele não tem culpa de nada. Logo, se você notar que um(a) narcisista está tentando mudar de assunto para não ter que assumir seus erros, centre de novo a conversa no seu ponto principal.

É muito provável que ele(a) não admitirá seu erro, mas saberá que não pode mais confundir você tão facilmente.


Uma das estratégias utilizadas por um(a) narcisista manipulador para dominar alguém é fazer constantes comparações com os outros, destacando o que essa pessoa não tem. A comparação constante é uma forma de menosprezar e humilhar.


Quem age assim tem como principal objetivo deixar o outro fragilizado e inseguro para depois manipulá-lo. Uma forma de evitar que o(a) narcisista destrua a sua autoestima é dizer para que não compare você com ninguém.

Você pode falar:

“entendo e respeito o seu ponto de vista, mas conheço as minhas qualidades, sei quem sou e não vou perder meu tempo com esse tipo de comparação. Não faça mais isso.”


O(a) narcisista pode fazer com que você se apaixone por ele(a) com tanta força que você pode sentir que está perdendo um pedaço seu quando a relação termina.

Ele(a) é especialista em ser o centro da vida do outro. E, quando a relação termina, deixa um enorme vazio porque a vítima não sabe mais quem ela é!

No entanto, se você decidiu terminar o relacionamento, o mais importante é tentar não ceder e estar preparada para o que virá.


O(a) narcisista manipulador odeia ser rejeitado e não aceitará facilmente o fim.

Mas com determinação, apoio psicológico e mudança de comportamento é possível se libertar.

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como evitar a entrada de um narcisista na sua vida?

Tudo começa com a sedução e o encantamento, geralmente, a porta de entrada para um narcisista será a identificação de suas necessidades emocionais. Essas necessidades podem abranger várias áreas, tais

Comments


bottom of page