top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

Os Filhos de Pais Narcisistas

Os filhos de narcisistas (já adultos), podem ter grandes dificuldades na vida sem saberem porquê. Dificuldades como se sentirem inferiores aos outros, apesar de suas realizações, sacrificarem as suas necessidades para servirem aos outros e, até mesmo, sentirem-se culpados como adultos por "desobedecerem" os seus pais, às vezes até muito tempo depois dos pais estarem mortos! Filhos adultos de narcisistas têm ideias e crenças tão profundamente enraizadas que nem sequer consideram questionar a ideia de que tenham sofrido manipulação advinda de um de seus pais.


Os pais narcisistas não permitem que os seus filhos desenvolvam as suas próprias personalidades. As crianças podem ser criadas para serem uma fonte de suprimento narcisista, ou podem ser quase totalmente ignoradas. De qualquer forma não recebem o amor, carinho e confiança que as crianças necessitam para se tornarem adultos independentes e amorosos.


Os filhos adultos muitas vezes vão procurar parceiros que são semelhantes aos seus pais afinal, isto é o que eles aprenderam e com o que se sentem confortáveis.

Uma mãe narcisista frequentemente mantém os seus filhos ingênuos e crédulos, dizendo-lhes que o mundo é perigoso e reforçando constantemente (de forma sutil ou não tão sutil) que a criança nunca poderá se gerenciar no mundo sozinha.

Filhos de narcisistas não tomam as suas próprias decisões, mesmo quando pensam que estão a fazê-lo.


O processo de pensamento desse filho foi de tal forma persuadido, empurrado, manipulado e, às vezes, até "espancado" para fazer aquilo que o pai ou a mãe narcisista queria.

Filhos adultos de narcisistas podem achar mais fácil que os outros tomem as decisões por eles. Afinal de contas, a sobrevivência na infância, muitas vezes, dependeu disso.


Se os filhos adultos não tomarem medidas para remediar esta situação, podem parecer de fora que são fracos ou que ”não tem uma mente própria”. Medo e culpa são as duas grandes emoções usadas nas técnicas de controle da mente para dominar e manipular os outros.


Os narcisistas não são estranhos a este fato, mesmo que não usem esta terminologia exata.


Filhos adultos de narcisistas muitas vezes são hipervigilantes e atentos ao humor dos outros. Na verdade, eles vivem num estado de estresse crônico que cobra o seu preço ao longo do tempo.


Os narcisistas normalmente culpam os outros por tudo. Nada nunca é culpa deles e a responsabilidade é um conceito que não lhes pertence. Os seus filhos, portanto, aprendem que vão ter a culpa por tudo. Aos filhos do narcisistas, geralmente, não são permitidos expressarem as suas emoções livremente.


Isto pode levar a todos os tipos de problemas:

Explosões emocionais, a sensação de estar sobrecarregado, raiva ou ódio subjacente, incapacidade de expressar emoções nas relações íntimas e assim por diante.

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Yorumlar


bottom of page