top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

Sogra Narcisista.

E quando a sogra é narcisista?


Muito se fala sobre o narcisismo materno em relação às filhas, mas essas mestras da maldade têm filhos homens? O comportamento é diferente? Pois bem, a dinâmica, em geral, em relação aos homens, e justamente por serem homens, muda um pouco. Porém, sendo tão destrutiva quanto com as filhas mulheres, em geral, filhos homens têm mais dificuldades em entender o que realmente se passa, e muitos chegam a confundir as atitudes da mãe perversa como uma atitude enciumada. Mas isso não passa de um enorme engano, visto que mães narcisistas são incapazes de sentir amor. Vamos listar alguns comportamentos para que isso fique mais claro:

  • Ela age como se fosse dona do filho e da sua vida em geral (esclarecendo que isso já ocorre na fase adulta; normalmente, não dão muita atenção quando o filho ainda é criança e dependente. Esse interesse desperta à medida que o filho cresce e se torna alguém que pode trazer benefícios diretos a ela, como atenção, dinheiro, cuidado, etc.).

  • Ela não aceita que o filho forme uma família.

  • Ela se vitimiza e sempre tenta colocar sentimentos de culpa no filho.

  • Ela mente muito, visto que muitos filhos demoram a entender ou nunca chegam a entender realmente quem é a mãe.

  • Ela faz o filho pensar que todas as suas conquistas aconteceram por causa dela.

  • Ela não aceita não ser a pessoa mais importante na vida do filho e, muitas vezes, mesmo disfarçando, não dividirá essa atenção nem mesmo com os próprios filhos dos filhos.

  • Ela jamais deixará ele livre e, mesmo com um possível afastamento por parte do filho, usará tudo e todos para retomar a manipulação e a relação de total controle, muitas vezes desfazendo a imagem desse filho para que outras pessoas intercedam por ela por compaixão.



95 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Os Filhos de Pais Narcisistas

Os filhos de narcisistas (já adultos), podem ter grandes dificuldades na vida sem saberem porquê. Dificuldades como se sentirem inferiores aos outros, apesar de suas realizações, sacrificarem as suas

Comments


bottom of page