top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

Os narcisistas desaparecem quando não obtém o que querem?

Atualizado: 31 de out. de 2023

Sim, é comum que os narcisistas desapareçam ou se afastem quando não obtêm o que desejam. Os narcisistas tendem a ser extremamente focados em suas próprias necessidades, desejos e gratificação pessoal. Quando encontram resistência, confronto ou não recebem a admiração e a atenção que procuram, podem reagir de várias maneiras, incluindo o afastamento.


Aqui estão algumas maneiras pelas quais os narcisistas podem reagir quando não conseguem o que querem:


  • Desaparecimento ou retirada:

Em muitos casos, os narcisistas podem simplesmente desaparecer ou se afastar quando confrontados com obstáculos ou quando percebem que não estão obtendo o que desejam. Isso pode incluir parar de responder a mensagens, ignorar ligações ou evitar contato.


  • Silêncio e tratamento frio:

Alguns narcisistas podem adotar um tratamento de silêncio, onde ignoram deliberadamente o parceiro ou se tornam emocionalmente distantes como uma forma de punição ou manipulação.


  • Manipulação e jogos mentais:

Os narcisistas também podem tentar manipular a situação para conseguir o que desejam. Isso pode incluir jogos mentais, manipulação emocional ou táticas de culpa para fazer com que o parceiro ceda às suas demandas.


  • Busca de suprimento em outro lugar:

Quando não conseguem obter o suprimento emocional ou a admiração de uma pessoa, os narcisistas podem buscar outra fonte de suprimento em um novo relacionamento ou em outra pessoa que esteja disposta a lhes dar a atenção que desejam.


  • Comportamento agressivo:

Em alguns casos, os narcisistas podem reagir com raiva, agressão verbal ou até mesmo violência física quando confrontados com a falta de gratificação de suas necessidades.


Além disso, é importante lembrar que os narcisistas muitas vezes têm um ciclo de relacionamento que envolve idealização, desvalorização e, eventualmente, descarte. Durante a fase de idealização, eles podem parecer extremamente atenciosos, carinhosos e encantadores, mas à medida que o relacionamento progride e não atende mais às suas expectativas ou suprimentos, eles podem começar a desvalorizar o parceiro. Isso pode levar a comportamentos abusivos, críticas constantes e manipulação emocional.


Quando os narcisistas não conseguem o que desejam, a desvalorização pode se intensificar, levando ao afastamento ou ao fim do relacionamento (descarte). No entanto, em muitos casos, os narcisistas podem voltar a procurar o parceiro no futuro, em uma tentativa de retomar o ciclo e recuperar o suprimento emocional.

É fundamental reconhecer os padrões de comportamento de um narcisista e buscar apoio para tomar decisões saudáveis em relação ao relacionamento.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como evitar a entrada de um narcisista na sua vida?

Tudo começa com a sedução e o encantamento, geralmente, a porta de entrada para um narcisista será a identificação de suas necessidades emocionais. Essas necessidades podem abranger várias áreas, tais

Opmerkingen


bottom of page