top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

Convivendo com um Irmão Narcisista

A dinâmica entre irmãos é uma montanha-russa emocional. Às vezes, é difícil distinguir entre brigas normais e uma relação tóxica, especialmente quando se trata de um irmão ou irmã narcisista. A verdade é que muitos de nós só percebem essa dinâmica quando estamos mais velhos. A cultura frequentemente normaliza desentendimentos entre irmãos, mas o que acontece quando um deles está sendo abusivo, e ninguém percebe, nem mesmo os pais?


O irmão narcisista tem um jeito de fazer com que toda a atenção gire em torno dele. Eles podem constantemente desmerecer suas conquistas e buscar invalidar você em qualquer situação. No entanto, é o irmão que está sendo abusado que frequentemente se vê silenciado quando tenta expor o que está acontecendo. Isso é especialmente verdadeiro quando a família possui um ou ambos os pais com traços narcisistas; o filho dourado muitas vezes abusa do bode expiatório.

É possível que o bode expiatório não perceba imediatamente os abusos. Eles podem ver o irmão narcisista como um salvador, uma referência, alguém que os ajude, porque eles já sofrem muito com um pai ou mãe narcisista que descarrega suas próprias angústias sobre eles. A ironia é que o bode expiatório pode não perceber que o irmão também está abusando deles.


À medida que a pessoa cresce e começa a entender o que realmente aconteceu, a decepção pode ser avassaladora. Às vezes, é preciso o insight de um parceiro ou amigos para reconhecer que seu irmão é abusivo. Talvez seja quando você se envolve com alguém abusivo e começa a notar padrões semelhantes em sua própria família. Infelizmente, o abuso familiar é um assunto pouco discutido e frequentemente criticado pela sociedade. Falar sobre isso muitas vezes resulta em críticas e silenciamente, e às vezes até a mãe narcisista pode encorajar o irmão dourado a fazer isso com o bode expiatório.


O resultado disso é que você pode crescer como um adulto carregando uma bagagem pesada de problemas, conflitos e uma profunda decepção com a sua própria família. O irmão narcisista sempre parece encontrar maneiras de se beneficiar às suas custas. Eles podem criar problemas financeiros, disputar heranças e até forjar documentos, sem se importar com ninguém além de si mesmos. Quando você finalmente percebe isso, a sensação de traição é avassaladora.

Para proteger sua saúde emocional, muitas vezes é necessário estabelecer um contato zero com o irmão narcisista ou, em casos extremos, considerar o que chamamos de 'pedra cinza' (ignorar completamente). Isso também pode ser importante para proteger seus filhos de terem contato com um tio tão tóxico. Além disso, buscar terapia pode ser fundamental para superar os traumas e conflitos que essa relação causou. Lembre-se de que você merece paz e harmonia em sua vida, mesmo que isso signifique distanciar-se de um membro da família que não contribui positivamente para o seu bem-estar."

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Os Filhos de Pais Narcisistas

Os filhos de narcisistas (já adultos), podem ter grandes dificuldades na vida sem saberem porquê. Dificuldades como se sentirem inferiores aos outros, apesar de suas realizações, sacrificarem as suas

Comentários


bottom of page