top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Flávio Torrecillas

Cunhada Narcisista

Cunhadas com comportamento narcisista podem ser desafiadoras de lidar. Elas muitas vezes se aproximam de você, aparentando ter os mesmos gostos e interesses, mas, na realidade, estão buscando informações para se inserir no seu relacionamento. Assim como a sogra narcisista, elas se fazem de amigas e demonstram preocupação com o seu bem-estar, dando presentes e perguntando sobre o tratamento que o irmão delas lhe proporciona.


O objetivo delas é conhecer tudo sobre você para tentar exercer controle e se tornar uma figura central no seu relacionamento. Elas almejam ser a pessoa mais influente na dinâmica entre vocês. Quando há conflitos ou desentendimentos com seu parceiro, elas esperam ser a primeira a quem você recorre em busca de apoio.


  • Mas por que elas agem assim?

A motivação principal é incitar discórdia e conflitos. Se você se submete às vontades dela, ela permanecerá ao seu lado (às vezes até mesmo tentando criar rivalidades entre vocês), mas se você não ceder às suas expectativas, esteja preparado, porque ela pode virar as costas para você. Mesmo que inicialmente ela tenha se posicionado ao seu lado contra o irmão, falando mal dele e incentivando a separação, ela pode mudar sua postura e fazer o mesmo com você.

Cunhadas narcisistas podem recrutar aliados para sua causa, envolvendo outros membros da família, especialmente se a mãe também compartilhar desses traços narcisistas. Elas são hábeis em espalhar boatos sobre você em sua comunidade local e entre outros parentes.

Quando seu marido se coloca ao seu lado, ela perde um pouco de poder, mas sempre está à espreita, esperando uma oportunidade para tentar minar seu relacionamento novamente. Entenda que uma pessoa assim raramente superará o fato de você ter cortado relações com ela e buscará vingança de diversas formas.

Além disso, ela pode tentar minar sua relação com o irmão, agindo como amiga dele e mostrando preocupação por ambos, enquanto fomenta a ideia de que vocês têm problemas que só ela pode resolver. Sua abordagem será extremamente solícita, mas o objetivo final é enfraquecer o casamento do irmão e o seu próprio.


  • E por que ela age dessa forma?

Essa cunhada narcisista, assim como qualquer pessoa com tendências narcisistas, tem dificuldade em ver os outros felizes, porque ela própria não encontra felicidade, independentemente das realizações em sua própria vida. Ela não suporta a ideia de que o irmão (especialmente se for o bode expiatório) seja mais feliz ou bem-sucedido do que ela em qualquer aspecto. Ela está sempre em competição, buscando constantemente superá-lo e mostrar superioridade.

Por exemplo, se você compra um carro, ela comprará um melhor e fará questão de exibi-lo. Se você adota um cachorro, ela adquirirá um de raça superior e fará alarde sobre o preço. Ela está constantemente tentando provar que é superior a você e interfere em cada disputa entre vocês, frequentemente rotulando você como "problemática".



14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Os Filhos de Pais Narcisistas

Os filhos de narcisistas (já adultos), podem ter grandes dificuldades na vida sem saberem porquê. Dificuldades como se sentirem inferiores aos outros, apesar de suas realizações, sacrificarem as suas

Comments


bottom of page